Alunos da UNIFLU realizam trabalho sobre a Catedral Santíssimo Salvador
Um trabalho do curso de jornalismo (UNIFLU) mostrou um pouco da hitória de um símbolo de Campos. A Catedral Santíssimo Salvador surgiu com a criação da diocese no dia 04 de dezembro de 1922. Mas, antes disso, já era uma igreja consolidada, era a Paróquia do Santíssimo Salvador. Quando surgiu a Paróquia, fiéis fizeram uma procissão trazendo a imagem do Santíssimo Salvador da Igreja de São Francisco em direção a Catedral que é um relevo mais alto.
“A Catedral representa para mim a graça de ter uma casa, de ter um lar. É a casa de Deus, é a casa do Pai e a minha casa também. Já participo aqui há muitos anos. Eu aqui sirvo no grupo de oração São Paulo de Pio, que acontece todas as terças-feiras, 17h30, coordeno esse grupo de oração, e graças a Deus, há mais de dez anos, aqui tem sido esse lugar de abastecimento, de encontro com Deus, onde eu também posso ajudar outras pessoas”, disse Rafael, fiel da igreja.
“Uma catedral bem antiga. Muito eficiente nas nossas vidas. Conheço já desde os anos 60, ano que eu vim para Campos”, comentou Maria, fiel da Catedral.
“A Catedral é maravilhosa. Como Jesus carregou a cruz, eu venho carregando a minha, na minha oração, na minha fé de todos os dias”, disse Devanete.
Com a criação da Diocese de Campos, percebendo a necessidade da criação, o Bispo de Niterói, que, na época, Campos pertencia a Niterói, foi criado, então, a Diocese de Campos. Com essa criação, o antigo pároco e vigário geral da Diocese, percebeu que a antiga Catedral não comportava o número de fiéis, então, junto com Dom Henrique Mourão primeiro Bispo da Diocese, tiveram a iniciativa de fazerem a construção dessa nova catedral, que depois recebeu de São Paulo VI o título de Basílica menor. “E ela está no coração da cidade”, acrescentou o Monsenhor Leandro.
A Catedral Santíssimo Salvador é cartão postal da cidade de Campos, não somente pelo seu aspecto arquitetônico, ou pela sua beleza, mas também pela presença religiosa e espiritual na cidade.
A festa do Santíssimo Salvador, celebrada no dia 6 de agosto é uma tradição mantida pela Catedral, assim como as novenas com a presença de diversas associações.
A festa do Santíssimo Salvador, celebrada no dia 6 de agosto é uma tradição mantida pela Catedral, assim como as novenas com a presença de diversas associações.
“A Catedral Santíssimo Salvador surgiu com a criação da Diocese, no dia 4 de dezembro de 1922. Mas, antes disso, já era uma igreja, uma Paróquia consolidada, era a Paróquia do Santíssimo Salvador”, disse o Monsenhor Leandro Diniz.