Trianon tem Jubileu de Prata comemorado em grande estilo
Matheus Berriel - Atualizado em 02/08/2023 09:24
Espetáculo teatral abrilhantou a noite
Espetáculo teatral abrilhantou a noite / Foto: Rodrigo Silveira
Comemorado nessa segunda-feira (31), o 25° aniversário do Teatro Municipal Trianon, em Campos, foi marcado por um evento que reuniu autoridades municipais, convidados e várias personalidades da cultura. Uma noite de gala para fechar a programação comemorativa, que começou no dia 1º de julho e teve várias atrações durante o mês.
Iniciado às 18h50, no jardim do Trianon, o evento foi aberto com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Campos pela Banda da Guarda Civil Municipal. Em seguida, junto à pedra fundamental do teatro, houve o descerramento de uma placa alusiva aos 25 anos. Participaram da solenidade o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas; e a vice-presidente da mesma fundação, Fernanda Campos. Em seguida, houve uma bênção feita pelos bispos Dom Francisco Ferrería Paz, da Diocese de Campos, e Dom Fernando Rifan, da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.
Já na parte interna da casa de espetáculos, houve o lançamento de um selo personalizado e um carimbo comemorativo pelo Jubileu de Prata do Trianon, com presença de representantes dos Correios. “Esse selo personalizado será utilizado pela direção do próprio teatro, e o carimbo comemorativo ficará disponível durante 30 dias na agência dos Correios de Campos dos Goytacazes, e depois permanecerá no Museu dos Correios”, informou o gerente regional de atendimento dos Correios no Norte Fluminense, Jader Araújo da Silva.
Em homenagem a 18 pessoas importantes para a construção, a inauguração e a manutenção do Trianon, a FCJOL promoveu a entrega do Troféu Kapi. A honraria leva o apelido do diretor teatral, poeta e carnavalesco Antônio Roberto de Góis Cavalcanti, , que dirigiu a primeira montagem apresentada no teatro, “Gota d’Água”, com texto de Chico Buarque de Hollanda, quando o Trianon ainda estava em obras e sem telhado.
Receberam o Troféu Kapi o arquiteto José Luiz Puglia, que assina o projeto do Trianon; o engenheiro Roosevelt Batista, responsável pela obra; o projetista de estrutura de 1991 a 1994, Willian Cabral; o historiador Marcelo Sampaio, ex-vice-presidente da Comissão Trianon; o ator e escritor João Vicente Alvarenga, ex-presidente da Fundação Trianon; o empresário e cantor José Assad; o diretor teatral Orávio de Campos Soares, ex-presidente da FCJOL (representado por Orávio Filho); o maestro Jony William Vianna, presidente da ONG Orquestrando a Vida; a atriz Tania Pessanha, diretora da Cia. de Arte Persona; o ativista cultural Avelino Ferreira, ex-presidente da Associação Regional de Teatro Amador; a atriz Lúcia Talabi, atual coordenadora do curso de teatro de rua da FCJOL; o gestor técnico do Trianon, Elias Gonzaga; o funcionário mais antigo do teatro, Ademir Gonçalves “Paçoca”, atuante desde a instalação da pedra fundamental; a professora e advogada Marilda Vieira de Azevedo (in memoriam), ex-presidente da Fundação Trianon, representada pelo marido, Nelson; o radialista Nilson Maria Pessanha (in memoriam), também ex-presidente da Fundação Trianon, representado pelo filho Júnior; o ex-governador e ex-prefeito Anthony Garotinho, responsável pela construção do teatro; o atual prefeito, Wladimir Garotinho, e a atual presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
Ainda no palco, foi apresentado o espetáculo teatral “A Magia do Trianon - Do clássico ao contemporâneo”, que reuniu várias gerações de artistas locais, com direção cênica de Neusinha da Hora e Pedro Carneiro. No primeiro ato, o teatro de revista fez uma viagem ao antigo Cine Trianon, exuberante espaço cultural de Campos demolido em 1975, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro. Já o segundo ato abordou a história do atual Trianon, inaugurado em 1998, na rua Marechal Floriano, e que se mantém como o principal teatro da cidade 25 anos depois. Aproximadamente 100 pessoas estiveram envolvidas na apresentação, entre atores, bailarinos, instrumentistas e cantores. Por fim, no foyer do Trianon, apresentações musicais e um coral fecharam a noite, com direito a bolo comemorativo.
A ex-prefeita e ex-governadora Rosinha Garotinho também marcou presença no evento, integrando a mesa. Na plateia, estiveram pessoas como Cristina Lima, ex-presidente da FCJOL; a coordenadora do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Genilson Paes Soares; o vice-presidente da Academia Pedralva Letras e Artes, Carlos Augusto Souto de Alencar, entre muitos outros nomes ligados à cultura campista.
Selo e carimbo dos Correios foram lançados no evento
Selo e carimbo dos Correios foram lançados no evento / Foto: Rodrigo Silveira
Selo e carimbo dos Correios foram lançados no evento
Selo e carimbo dos Correios foram lançados no evento / Foto: Rodrigo Silveira
Troféu Kapi homenageou pessoas importantes na história do Trianon
Troféu Kapi homenageou pessoas importantes na história do Trianon / Foto: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS