Pela quarta edição consecutiva, os desfiles das escolas de samba da Série Ouro e do Grupo Especial do Rio de Janeiro terão cobertura in loco do Grupo Folha, na avenida Marquês de Sapucaí. Assim como em 2019, 2020 e 2022, o professor e pesquisador de cultura popular Marcelo Sampaio está credenciado para observar e registrar os principais momentos da folia, que nas noites de sexta-feira (17) e sábado (18) terá as escolas do principal grupo de acesso do Carnaval carioca, e nas de domingo (19) e segunda (20) será comandada pelas principais agremiações do primeiro grupo.
— Desde 2004, quando colocamos no ar o nosso site www.carnavaldecampos.com, cobrimos os desfiles carnavalescos da Marquês de Sapucaí. Porém, em 2015, começamos a cobrir credenciados pela Riotur e pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), sendo que a partir de 2019 em parceria com o jornal Folha da Manhã — detalha Marcelo Sampaio.
O credenciamento de Marcelo dá acesso à sala de imprensa, onde estarão representados os principais veículos que cobrem o Carnaval, e também à pista do Sambódromo. Em todos os dias, serão produzidos textos e fotos com momentos marcantes dos desfiles. O resumo de cada noite pautará matérias no portal Folha1, sempre na manhã seguinte, enquanto o balanço geral dos desfiles será publicado na edição da próxima quarta-feira (22) da Folha.
— O site “Carnaval de Campos” e a Folha da Manhã continuam sendo os únicos veículos de comunicação do interior do Brasil credenciados para cobrir o maior espetáculo da Terra — destaca Marcelo Sampaio. — Uma das mudanças implementadas para 2023 diz respeito à sala de imprensa, que não mais ficará num espaço na praça de alimentação, no Setor 2, mas em frente ao Setor 1, onde as escolas de samba fazem as suas armações. E nossas credenciais são de trânsito livre, com direito a colete de fotógrafo para a pista dos desfiles — complementa.
Na noite de sexta-feira, vão passar pela Sapucaí, respectivamente, as escolas Arranco do Engenho de Dentro, Lins Imperial, Acadêmicos de Vigário Geral, Estácio de Sá, Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos do Sossego e São Clemente. No sábado, a Série Ouro será fechada por Unidos de Jacarepaguá, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu, Em Cima da Hora, Porto da Pedra, União da Ilha, Império da Tijuca e Inocentes de Belford Roxo. Pelo Grupo Especial, desfilarão no domingo Império Serrano, Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira, com Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor de Nilópolis e Viradouro passando pela avenida na noite de segunda.
— A preparação das escolas ocorreu num período mais curto, porque em 2022 os desfiles aconteceram em abril, por conta da pandemia da Covid-19. No entanto, com o retorno à data oficial do Carnaval no calendário, percebemos um clima bem mais animado, tanto nos barracões quanto nos ensaios técnicos realizados — enfatiza Marcelo Sampaio. — Só acho que os sambas-enredo estão menos empolgantes este ano. Esperamos que questões que foram problemas em 2022 sejam resolvidas por parte dos organizadores, como a iluminação pouco clara da avenida, a “invasão” da pista por pessoas dos camarotes e o vazamento do som dos shows dos ditos cujos, poluindo a sonoridade dos desfiles — opina.