O sol nasceu mais um uma vez na Sapucaí para o arquiteto campista Rodrigo abrindo aboca para Marco Barcelos
13/03/2023 17:45 - Atualizado em 13/03/2023 17:57
 
  • Ton no camarote Folia Tropical

    Ton no camarote Folia Tropical

  • Artes visuais de Del Nunes

    Artes visuais de Del Nunes

  • Com arte visual de Del Nunes / Igor Mota

    Com arte visual de Del Nunes / Igor Mota

  • Na entrada do Folia Tropical / Igor Mota

    Na entrada do Folia Tropical / Igor Mota

  • Exibindo alguns dos móveis / Igor Mota

    Exibindo alguns dos móveis / Igor Mota

O arquiteto Rodrigo Dinelli no Projeto do Folia Tropical, o Camarote Mais Inclusivo da Sapucaí
Na fachada do Camarote Folia Tropical
Na fachada do Camarote Folia Tropical / Divulgação - Igor Mota
Rodrigo Dinelli, conte mais sobre a temática do sol que você desenvolveu este ano no seu projeto de arquitetura do camarote Folia Tropical e nos diga há quanto tempo faz esse trabalho na Sapucaí.
“Estou desde 2013 como arquiteto do camarote Folia Tropical e sou fiel a ele! Uma vez Folia, sempre Tropical! Este é o 11º ano fazendo esse trabalho com muito orgulho e, neste ano, o tema foi: “O sol vai brilhar mais uma vez”. Mas, por que o sol? O sol simboliza o nascimento, a luz e a esperança, que todos nós brasileiros temos de um país melhor. Com isso, criei uma grande bandeira do Brasil desconstruída de 35 metros de largura por 11 metros de altura, que constitui a fachada do camarote. As extremidades, com os jardins verticais, representam as nossas florestas; a parte inferior, com a grande cortina d’água de fundo azul, representa os nossos rios e oceanos; e o centro, com o círculo de 18 metros de diâmetro, representa o nosso grande sol da esperança! Nos interiores do camarote, continuei explorando muita vegetação, mas, desta vez, com a pontuação das flores do girassol, que trouxeram um amarelo vibrante na decoração”.
Fachada do Folia Tropical
Fachada do Folia Tropical / Reprodução
A cada ano você desenvolve um tema diferente. Como você faz para solucionar o problema de tantos materiais construtivos e elementos decorativos descartados.
“Muito pelo contrário… Nada é descartado! Sempre me preocupei em fazer um projeto sustentável na Sapucaí, justamente pela quantidade de lixo que seria gerado. Este ano, por exemplo, toda a ferragem estrutural da fachada do ano anterior se transformou em mobiliários, que desenhei exclusivamente para o projeto. A grama sintética que cobria a área externa num ano anterior, virou o forro de teto da área vip no ano seguinte. E assim também acontece com os elementos decorativos, estou sempre reaproveitando, mudando de lugar, criando novas composições, e assim vai... Porque o Carnaval é exatamente isso: Se reinventar a cada ano para surpreender! Vários outros recursos também são utilizados para tornar o projeto ecologicamente correto, como o uso das lâmpadas econômicas de led, tintas à base de água, válvulas de duplo acionamento nas caixas acopladas das bacias sanitárias, válvulas reguladoras de pressão nos lavatórios e até talheres de material biodegradável”.
Grama sintética virou o forro de teto da área vip
Grama sintética virou o forro de teto da área vip / Igor Mota
Muitos comentam que o camarote Folia Tropical se destaca na Sapucaí por ser um camarote inclusivo. Por quê?
“Fomos o primeiro camarote no sambódromo a levar esse assunto a sério. Desde 2013, me preocupei em desenvolver um projeto com toda a acessibilidade possível, criando vãos largos, rampas, espaços reservados para idosos e pessoas com deficiência e, até mesmo, recursos voltados para pessoas com nanismo, como por exemplo, vaso sanitário mais baixo e degraus para fácil acesso ao lavatório”.
Rebeca Costa no banheiro inclusivo
Rebeca Costa no banheiro inclusivo / Reprodução
“Além disso, apesar de não ser divulgado, todos percebem claramente que o Folia Tropical valoriza - eu diria que até prioriza - as pessoas negras no evento. Este ano tivemos como cantores Teresa Cristina, Péricles, Tiee e outros… Já cantaram em anos passados Alcione, Alexandre Pires, e muitos outros!”
Atrações do Folia Tropical
Atrações do Folia Tropical / Reprodução
“Seguindo aquela percepção, este ano o Folia Tropical convidou o Del Nunes, um artista visual que retrata a periferia e a cultura afro-brasileira para enriquecer ainda mais com esses valores as paredes do camarote”.
Chef João Diamante com Rodrigo Dinelli
Chef João Diamante com Rodrigo Dinelli / Divulgação - Igor Mota
“E para finalizar, tivemos o prazer de degustar os lindos e saborosos pratos do chef João Diamante, que, além de enriquecer o camarote com sua comida, trouxe o seu projeto “Diamantes na Cozinha”, onde ele gera oportunidades para alunos que aprendem trabalhando. Por tudo isso, percebo que, a cada ano, o Folia Tropical atrai mais e mais pessoas negras para o evento, e isso me deixa muito feliz! É assim que tem que ser!”.
Drag Chloe V na festa Candybox
Drag Chloe V na festa Candybox / Reprodução
“Outro fato é que, no dia inaugural dos desfiles do grupo de acesso, o camarote recebe o nome de Candybox, uma festa LGBTQIA+ que há anos vem mostrando que aqui não tem espaço para preconceito!”.
Ao fundo, Agnes Nilsson, mãe do Ton, e seus convidados
Ao fundo, Agnes Nilsson, mãe do Ton, e seus convidados / Reprodução
Para finalizar, qual foi seu maior orgulho de fazer o projeto do Folia Tropical este ano?
“Meu maior orgulho com certeza é fazer parte dessa família que, em meio do maior espetáculo da Terra, contribui para um Brasil melhor, mais inclusivo e de mais amor! Fico orgulhoso também de poder mostrar com a minha arquitetura que qualquer espaço pode e deve ser acessível, sustentável e inclusivo! E, é claro, tenho orgulho também de poder dizer que conheci grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença e Jorge Ben Jor!”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marco Barcelos

    mabamestrado@gmail.com

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Mulher é encontrada morta após desaparecimento em Campos

    Familiares e amigos fizeram uma campanha após o desaparecimento

    Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente em Campos

    Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas