Pampolha se filia ao MDB e fortalece seu nome para 2026
Rodrigo Gonçalves 05/02/2024 15:35 - Atualizado em 05/02/2024 15:39
Reprodução rede social
O vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, já é oficialmente do MDB. A filiação dele que chegou a ser noticiada para o próximo dia 8 em Brasília, aconteceu neste domingo (4) na sede nacional do partido em São Paulo, sem a presença do governador Cláudio Castro (PL). A ausência aumenta rumores de que as movimentações políticas de Pampolha teriam estremecido a relação entre os dois.

O vice-governador trocou o União Brasil pelo MDB depois que o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, passou a comandar a antiga sigla dele. Os dois, como mostrou aqui a coluna Ponto Final da Folha, têm interesse em ser o sucessor de Castro em 2026. Com Bacellar indo do PL ao União, Pampolha ficaria sem espaço e objetivo dele já é começar a fortalecer seu nome nos municípios, inclusive do interior, nestas eleições de 2024 para consolidar apoios e retorno deles lá na frente pela disputa ao Governo do Estado.

O evento de filiação de Pampolha foi reservado contou com a presença de quadros nacionais e fluminense da sigla. Segundo o colunista do GLOBO Lauro Jardim, a escolha da capital paulista para a solenidade foi para atender a um pedido de Castro, incomodado com o movimento do vice, por uma filiação sem tom festivo. Pampolha fez questão de reforçar no evento que Castro segue como seu líder político. Ele já negou que haja atrito entre os dois por conta da sua troca de partido.

O ingresso de Thiago no MDB foi a convite do presidente nacional da sigla, o deputado federal Baleia Rossi, e do governador do Pará, Helder Barbalho. Também participou do encontro o ex-ministro Moreira Franco. Entre os quadros estaduais do Rio, compareceram o presidente da sigla no Rio, o secretário de Transportes Washington Reis, e Leonardo Picciani, além dos deputados federais do MDB no estado — Otoni de Paula e Gutemberg Reis, irmão do secretário de Castro — e o deputado estadual Rosenverg Reis, também irmão de Washington. Ainda participou o prefeito de Paraty, Luciano Vidal.

Washington Reis usou as redes sociais para dar as boas-vindas a Pampolha no MDB. "É com grande alegria e orgulho que damos as boas-vindas ao vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, ao MDB. Em uma cerimônia emocionante na sede do partido em São Paulo, Thiago foi calorosamente recebido pelo nosso presidente nacional Baleia Rossi e por diversas autoridades que representam o MDB em todo o Brasil. Thiago, um carioca da Zona Oeste, traz consigo uma trajetória política impressionante. Formado em Direito, foi deputado estadual em três oportunidades e, além de vice-governador do Rio de Janeiro, é secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade. Casado e à espera de seu segundo filho, Thiago é um exemplo de dedicação e compromisso com o povo do Rio de Janeiro. O MDB está aqui para apoiá-lo em sua jornada. Sabemos que, com sua liderança e experiência, ele fortalecerá a política no Rio de Janeiro e no Brasil. Que este seja o início de uma linda história no MDB. Seja bem-vindo, Thiago! Juntos, vamos construir um futuro melhor para todos nós", escreveu.

O presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, também publicou uma mensagem. "Rio de Janeiro mais forte! Hoje a capital paulista ficou um pouquinho mais carioca, recebemos aqui na sede do MDB. O vice-governador do Rio de Janeiro, ThiagoPampolha, agora é parte do nosso MDB. Conte comigo".
Reprodução rede social

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]