Ponto FInal: Réveillon foi a primeira prova de fogo para as autoridades de segurança
03/01/2024 10:12 - Atualizado em 03/01/2024 10:12
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Prova de fogo
O feriadão do Réveillon foi a primeira prova de fogo para as autoridades de segurança pública no litoral da região. Apesar de não ter sido registrada nenhuma ocorrência de gravidade, é inegável que alguns ajustes vão precisar ser feitos para garantir principalmente a ordem urbana e o sossego, em especial na região conhecida como o outro lado da lagoa em Grussaí, litoral de São João da Barra. No último fim de semana, teve disputa de carro de som madrugada adentro, que se misturou ao barulho de motos com canos de descarga abertos. Não faltaram cenas de imprudência com jovens empinando motocicletas, uso de drogas e até ostentação de armas nos “bailes funks” a céu aberto.
Bandalhas
A desordem não é exclusividade do outro lado da lagoa, já tantas vezes estigmatizado por abrigar maior número de veranistas em uma região que, muitas vezes, não tem condições estruturais e que se torna atrativo por aluguéis com preços mais em conta. Resultado é o aumento expressivo de pessoas “residindo” por lá na alta temporada e, com isso, o aumento dos problemas, como trânsito tumultuado pelas bandalhas, falta de água e ruas ainda mais esburacadas. Os nativos temem por sua segurança e pedem que haja uma maior fiscalização na área, principalmente durante as noites e madrugadas. Por outro lado, comerciantes aproveitam os estabelecimentos cheios.
Reforço
Para o verão 2024 “Aqui me sinto feliz!”, em SJB, foi montado um planejamento de ações integradas das forças de segurança, envolvendo o aumento do efetivo de policiais e da segurança privada nos shows nacionais, blitz preventiva, fiscalização, entre outros, de som automotivo, de motocicletas com torbal e de tráfego de veículos na faixa de areia das praias. O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, diz que o trabalho está sendo realizado pela Guarda Municipal, pelo Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) e a equipe de Fiscalização de Postura com as demais forças de segurança.
Bases integradas
Uma novidade também para este ano no litoral sanjoanense foi a inauguração de bases integradas de segurança. No último dia 27, foram inauguradas a da avenida Liberdade, em Grussaí, e da rua Manoel Francisco de Almeida, no Açu. Já estavam em funcionamento as bases de Cajueiro e de Chapéu de Sol. As unidades funcionam 24 horas, com a presença das forças de segurança municipal, servindo também como ponto de apoio para os policiais militares. O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que também funciona 24 horas, atuará em parceria com essas bases e, em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo telefone (22) 99915-3153.
Monitoramento
As bases contam com sistema de monitoramento por câmeras, rádio de comunicação para agilizar o contato entre os agentes de segurança e smartphone com WhatsApp, para facilitar o diálogo com a população. No local, é possível realizar ocorrências online, dinamizando a atuação nas ações de patrulhamento nessas localidades que estarão sendo feitas, também, em consonância com as demandas que possam surgir nessas bases. “Vamos reforçar ainda mais a segurança para que moradores e visitantes possam transitar com mais calma pelas localidades e aproveitar melhor os atrativos que o nosso município oferece”, declarou a prefeita Carla Caputi durante a inauguração das últimas duas unidades.
Farol seguro
Na praia campista do Farol de São Tomé, a segurança foi reforçada, e o Réveillon transcorreu sem nenhuma ocorrência de violência de vulto. As equipes da secretaria municipal de Ordem Pública, da Guarda Civil e da Polícia Militar puderam contar com o reforço de 45 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, que vão desde o distrito de Santo Amaro até o litoral, além de um drone. Agentes foram estrategicamente posicionados nas entradas principais da área de entrada do show e impediram que o público entrasse com garrafas de vidro, medida anunciada previamente para assegurar a integridade de todos os presentes.
Toque de recolher
As atenções do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) se voltaram também ao litoral de São Francisco de Itabapoana, que teve um ano de 2023 marcado pela violência. Durante a programação de verão do ano passado, um jovem de 19 anos foi morto diante do palco enquanto acontecia um show. Para tentar evitar que episódios como esse se repitam, representantes da Prefeitura se reuniram com a PM e definiram ações, como o horário de término e dispersão dos eventos noturnos até 1h da madrugada, conforme anos anteriores, e operações para coibir som automotivo e estacionamento irregular na faixa de areia. Pelo menos no Réveillon a medida parece ter surtido efeito e não houve casos de violência nas praias de Gargaú, Santa Clara, Guaxindiba e Barra do Itabapoana.
Avaliação
Nas suas redes sociais, a Polícia Militar comemorou os resultados nas festas de virada de ano. “A primeira missão de 2024 para o 8° BPM foi cumprida com louvor. Garantimos a segurança e a tranquilidade de toda população no Réveillon de todas as cidades de abrangência do Batalhão. Nossa missão ainda não terminou, continuamos com a ‘Operação Verão’, onde atuamos em toda nossa extensão litorânea”, postou. Foram realizadas blitz com o apoio do comando de Policiamento Rodoviário, especialmente nas principais vias de acesso às praias e pontos turísticos da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]