Diocese de Campos celebra Semana Santa como símbolo do reencontro
12/04/2022 16:08 - Atualizado em 12/04/2022 21:18
Dom Roberto Francisco celebrou a Missa de Ramos no último domingo
Dom Roberto Francisco celebrou a Missa de Ramos no último domingo / Foto: Divulgação/Diocese de Campos
Desde o último domingo (10), paróquias da Diocese de Campos celebram a Semana Santa. Com as medidas de enfrentamento à Covid-19 flexibilizadas, neste ano é possível promover uma programação maior, com presença considerável do público, seguindo os cuidados necessários de higienização. Os eventos seguem até o próximo domingo (17), quando será festejada a Páscoa, que no cristianismo significa a ressurreição de Jesus. Também aconteceram cerimônias religiosas na segunda (11) e terça-feira (12).
A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana, sendo considerada a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na Catedral Diocesana Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, as celebrações principais são conduzidas pelo bispo diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz.
— Neste momento da humanidade, a Páscoa afirma a necessidade continuar a sonhar por uma humanidade nova, unida e reconciliada pelo sangue do Cordeiro. Tudo isso tem um simbolismo de que a paz é possível, dessa paz que vem do Coração de Jesus — prega Dom Roberto.
Acontece na noite desta quarta-feira (13) a Procissão do Encontro, com a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja Boa Morte, e a do Nosso Senhor dos Passos, saindo do Santuário de Adoração, ambas às 18h, com destino à Catedral. Na quinta-feira (14), às 14h, será celebrada na Catedral a Missa dos Santos Óleos, em que todos os sacerdotes renovam as promessas sacerdotais.
— A mensagem para a nossa sociedade é significativa, pois estamos a fazer 100 anos da Diocese de Campos. Lembrar a presença da Igreja, do Salvador nos possibilidade pensar em um horizonte maior, de luz, de buscar sempre, com Jesus na mesma barca, chegar a uma convivência mais fraterna; buscar novas formas de organização social. Acreditamos que precisamos esperançar, não de forma utópica, mas que nos ajude a caminhar e dar passos rumos à unidade — afirma Dom Roberto.
Ainda nesta quinta-feira, às 19h, ocorrerá na Catedral a celebração da Missa da Ceia do Senhor, com o Rito do Lava-Pés. Neste ano, não haverá a osculação (ato de beijar os pés). Na sexta (15), será a vez da celebração da Paixão do Senhor, às 15h, na Catedral e em todas as paróquias, além da tradicional Procissão do Senhor Morto, às 19h, com início na Igreja de São Benedito e término na Catedral.
O Sábado Santo (16) será marcado por Vigília Pascal, a partir das 19h, na Catedral. É nesta vigília que acontece a bênção do fogo, sendo aceso o Círio Pascal, uma vela grande que representa Jesus como o princípio e o fim de tudo e todos. Para esta celebração, é sugerido que cada fiel leve uma vela.
No domingo de Páscoa, há missa marcada para as 10h, na Diocese, com celebração de Dom Roberto.
— O pós-pandemia nos traz a mensagem de que é possível estarmos juntos, pois a pandemia está sendo vencida com um esforço mundial. Jesus reúne em sua missão todas as aspirações plenamente humanas e que são os desejos que tem no nosso coração — diz o bispo titular da Diocese de Campos. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local