Ter consciência é acima de tudo uma autoanálise
20/11/2021 09:57 - Atualizado em 20/11/2021 09:57
Há pouco tempo trouxemos aqui no Blog uma postagem sobre racismo estrutural e hoje, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, gostaria que todos fizéssemos uma avaliação sobre de que forma temos contribuído para uma sociedade mais igualitária.
Ter consciência é acima de tudo uma autoanálise. Estudar e conhecer além do "nosso mundo" para não desmerecer a luta de ninguém.
Que as palavras do filósofo Matias Aires, escritas ainda em 1730, possam na prática fazer sentido:
"Nascem os homens iguais (...) Para todos nasce o Sol; a Aurora a todos desperta para o trabalho; o silêncio da noite, anuncia a todos o descanso. O tempo que insensivelmente corre, e se distribui em anos, meses e horas, para todos e compõe do mesmo número de instantes. Essa transparente região a todos abraça; todos acham nos elementos um património comum, livre, e indefectível; todos respiram o ar; a todos sustenta a terra; as qualidades da água, e do fogo, a todos se comunicam. O mundo não foi feito mais em benefício de uns, que de outros: para todos é o mesmo; e para o uso dele todos têm igual direito, ou seja pela ordem da sua natureza, ou seja pela ordem da sua mesma instituição; todos achamos no mundo as mesmas partes essenciais. (…)"
Vamos fazer desta data uma constante nas nossas conversas e debates por uma sociedade mais justa...
Respeito e igualdade não têm cor!
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.