Polêmica sobre armamento é abordada em livro e no Papo Cabeça
17/11/2021 13:31 - Atualizado em 17/11/2021 13:43
É cada dia maior o número de pessoas que defendem o armamento como forma de garantir uma maior segurança, principalmente diante de um serviço insuficiente do poder público.
Afinal o uso da arma de fogo como defesa e o armamento da população é ou não uma política pública de segurança adequada?
É buscando trazer esta reflexão que o policial federal Roberto Uchôa, especialista em segurança pública, lança nesta quinta-feira (18), no ateliê Aqui, em Campos, a partir das 18h, o seu livro "Armas pra quem? A busca por armas de fogo".
Nele, o autor apresenta argumentos prós e contras de diversos pesquisadores nacionais e estrangeiros sobre o tema. “Enfim, um livro que vai agradar tanto aqueles que gostam de armas quanto aos que são contra. Um livro que faz pensar e que incentiva o leitor a chegar à sua própria conclusão”, afirmou Uchôa.
A publicação do livro partiu do trabalho de mestrado de Uchôa na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e de uma pesquisa feita por ele junto à Polícia Federal e aos frequentadores de clubes de tiro.
Roberto Uchôa
Roberto Uchôa / Genilson Pessanha
Para trazer mais detalhes sobre o livro, convidamos para que o autor esteja com a gente no programa Papo Cabeça deste sábado (20), na Folha FM, às 10h, quando também comentaremos sobre as políticas públicas de segurança no país, estado e município e sobre a violência em Campos e na região.
“A sociedade se acostumou a crer que as soluções para os problemas de segurança pública requerem, fundamentalmente, a contratação de pessoal, compra de viaturas e armamentos com investimento em sofisticados sistemas tecnológicos. Sem dúvida que a escassez de efetivo e falta de estrutura adequada impedem a prestação de um serviço adequado, entretanto, é preciso muito mais do que policiamento e tecnologia para resolver nossos problemas de segurança. São necessárias políticas públicas de segurança assim como uma modernização das estruturas do sistema de justiça criminal herdado da ditadura”, destacou Uchôa em recente publicação no seu blog (aqui).
Além de acompanhar a entrevista pelo rádio, é possível assistir e interagir pala live do Facebook, na página da Folha FM 98,3. Deixe lá com a gente a sua opinião se você é a favor ou contra o armamento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.