Faça a sua parte e vacine os adolescentes na repescagem
19/10/2021 17:21 - Atualizado em 19/10/2021 17:35
Vacina da  Pfizer está sendo aplicada em adolescentes
Vacina da Pfizer está sendo aplicada em adolescentes / Secom - Campos
Como adiantamos na nossa postagem anterior (aqui), o novo decreto com as medidas restritivas à pandemia da Covid-19, em Campos, traz como exigência a apresentação do cartão de vacinação contra a doença para os estudantes acima de 12 anos, que estiverem frequentando presencialmente as unidades escolares.
Desde que foi iniciada a imunização de adolescentes em nosso município, no dia 23 de agosto deste ano, temos incentivado as famílias a levarem os seus filhos para vacinar. Uma convocação que não restringimos aos alunos do Centro Escola Riachuelo (aqui), mas fazemos também a toda população ao abordar o tema algumas vezes no nosso programa Papo Cabeça (aqui), aos sábados, na Folha FM.
Sempre entendemos que conscientizar a todos sobre a importância da vacinação é um dos nossos papéis como educadores e agentes de transformação. A imunização é primordial para que possamos continuar avançando à “normalidade”, inclusive com todos 100% presencialmente nas escolas.
A Secretaria Municipal de Saúde tem comemorado os mais de 95% dos campistas adultos vacinados com a primeira dose, mas alega que o alcance entre os adolescentes ainda está abaixo do esperado, o que neste momento dificultaria o avanço do ensino híbrido para todo presencial.
Segundo as autoridades de Saúde no município, o “desafio tem sido ampliar a vacinação dos adolescentes”. Em nome das escolas, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do RJ (Sinepe) ofereceu apoio para buscar meios de aumentar essa cobertura de imunização.
Aproveitamos também para colocar este espaço aqui e do Papo Cabeça na Folha FM mais uma vez à disposição para reforçar este apelo à mobilização de adolescentes e seus familiares.
Fila para vacinação (Foto: Genilson Pessanha)
Fila para vacinação (Foto: Genilson Pessanha) / Genilson Pessanha
Se por algum motivo você ainda não levou o seu filho adolescente para vacinar, aproveite este momento em que a Prefeitura está realizando uma repescagem para as pessoas com idade acima de 12 anos. A imunização acontece em postos específicos das 9h às 15h (veja a lista abaixo).
Também tem sido disponibilizado vagas para este grupo por meio de agendamento online da vacinação noturna das 18h às 22h, nas Unidades Pré-Hospitalares (UPH’s) de Farol de São Thomé, Ururaí, Saldanha Marinho, Guarus e Travessão.
Para fazer o agendamento, o usuário deve acessar no endereço eletrônico (aqui) e seguir as instruções.
Vale ressaltar que a única vacina autorizada aos adolescentes é a da Pfizer, cuja segurança à saúde deste público é assegurada por várias entidades médicas e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso sem contar com a proteção que é de 85% já na primeira dose.
Mesmo os adolescentes sendo apontados por especialistas com um grupo considerado de baixo risco para as formas graves de Covid-19, podem transmitir da mesma forma que os adultos. Por isso, não vamos desperdiçar as chances de vacinação.
Enquanto alguns negligenciam, é grande a expectativa para que em breve as crianças também sejam vacinadas. O plano de imunização ainda não abrange este público. Sempre nos perguntam se ainda vai demorar muito para que isso ocorra.
Em alguns países próximos ao nosso, os pequenos já são atendidos, como é o caso de Chile e Argentina. Porém, as chances de crianças entre 5 e 11 anos começarem a ser vacinadas no Brasil, ainda este ano, são muito baixas, de acordo com a expectativa do Ministério da Saúde.
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga / Divulgação - Agência Brasil
Em coletiva de imprensa, no dia oito deste mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o órgão planeja vacinar crianças pequenas contra a Covid em 2022, mas ainda depende da autorização da Anvisa.
Enquanto não avançamos na imunização da criançada, vamos ser responsáveis mais do que nunca pela proteção dos pequenos, imunizando quem já tem direito e nos protegendo com as medidas de biossegurança, como o uso de máscara e álcool em gel.
 POSTOS DE VACINAÇÃO REPESCAGEM PARA 12 ANOS OU MAIS:
 CENTRO DE CONVENÇÕES DA UENF
PARÓQUIA SANTA TEREZINHA, NA PECUÁRIA
VILA OLÍMPICA DO JARDIM CARIOCA
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
AUTOMÓVEL CLUBE
PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, EM URURAÍ
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.