Nélio Artiles: Doce homenagem
Nélio Artiles Freitas 14/10/2021 10:47 - Atualizado em 14/10/2021 10:49
Infectologista Nélio Artiles
Infectologista Nélio Artiles / Rodrigo Silveira
Hoje (14 de outubro) a Faculdade de Medicina de Campos, uma jovem senhora, está fazendo 54 anos de muito sucesso. Idealizada por pessoas comuns, porém cidadãos iluminados e determinados, visionários que conseguiram criar do imaginário para o papel e finalmente para a realidade, com maestria, uma Escola Médica, que vem exercendo dignamente a sua função de formar médicos e farmacêuticos para nossa região e país. Destaco os nomes destes fundadores: Dr Osvaldo Luis Cardoso de Melo, Dr Plínio Bacelar, Dr Wilson Paes, Dr Geraldo da Silva Venâncio, Dr Luiz Carlos Silva, Dr Honor Sobral, Dr Osvaldo da Costa Cardoso de Melo, Dr Décio Lobo de Azevedo, Dr Nilson Lobo de Azevedo, Dr Luiz Augusto Nunes Teixeira, Josepha Meireles e Latour Arueira entre outros.
Desde jovem, quando passava por aquele prédio exuberante, sonhava com a possibilidade de um dia estudar ali e me formar médico. Tive a honra e a felicidade de cumprir todas as etapas dentro da instituição, desde aluno, depois docente e também diretor geral da FMC. Posso dizer que considero uma extensão de minha casa, onde tive diversas experiências importantes na minha formação pessoal e profissional como aprendiz, educador, gestor, mas principalmente carinho, amor e cuidado.
Há algumas semanas recebi um convite para ser o patrono da turma que irá se formar este ano. Após 36 anos como docente na escola, uma turma muito especial, com muitas identificações, faz esta emocionante deferência ao meu nome, em uma homenagem maravilhosa. Os recebi ainda diretor e depois como professor de várias disciplinas durante o curso, mas o que mais me marcou foi a perspectiva da proximidade com a participação na evolução destes jovens, que mesmo sem a maturidade necessária no início, demonstravam força, vontade, interesse e sensibilidade. Evoluíram de forma exemplar e hoje estão prontos para fazer parte desta linda profissão, aliviando e cuidando de pessoas.
Agradeço a Deus esta possibilidade de ser médico e professor, aprendendo um pouco a cada dia. Perceber a turma — mesmo grande, com seus olhares, atitudes e comportamentos — é sempre um desafio, pois não é apenas sobre ensinar conteúdos, mas principalmente exercer a nobre função de educar, investindo não só nas necessárias habilidades, mas, principalmente, no emocional, demonstrando, além do biológico, a importância da espiritualidade de uma profissão tão diferente que tem a primordial função de cuidar de alguém.
Aproveito para convidar a todos a assistir uma palestra comemorativa sobre Espiritualidade na prática clínica, que será proferida hoje (quinta-feira, 14 de outubro), às 20h, pelo professor Roberto Esporcatte, da UERJ, pelo YouTube ( https://bit.ly/2Yx8KWJ). Assim louvo pelo aniversário desta instituição que faz parte do patrimônio campista e que já formou mais de quatro mil médicos e que tem sido de grande importância no desenvolvimento de nossa região. E como patrono destes novos e excelentes médicos que sairão da escola para cuidar tão bem de nossa gente, dedico esta homenagem com gratidão a todos os diretores que tão bem cuidaram de nossa escola neste tempo, como Osvaldo Luis Cardoso de Melo seguidos de Ewerton Paes da Cunha, Décio Lobo de Azevedo, Luiz Carlos Mendonça da Silva, Luiz Augusto Nunes Teixeira, Osvaldo da Costa Cardoso de Melo, Jair Araújo Júnior, Nélio Artiles Freitas e, atualmente, Edilbert Pellegrini Nahn Júnior.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS