Wladimir anuncia três novos programas sociais em Campos
27/09/2021 23:19 - Atualizado em 28/09/2021 14:04
O prefeito Wladimir Garotinho anunciou na noite desta segunda-feira (27), durante o Seminário “Campos com Você”, da Prefeitura de Campos, três novos programas na área social: o Mãe Coruja, Acolhe Campos e Cartão Goitacá, visando atender famílias em situação de vulnerabilidade social, principalmente, em decorrência das consequências econômicas da pandemia da Covid-19. Os programas serão administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. O evento, entre outras lideranças, contou com a presença do vice-prefeito Frederico Paes; do deputado estadual Bruno Dauaire; da deputada federal Clarissa Garotinho; e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fábio Ribeiro.
O Programa Mãe Coruja vai oferecer 200 enxovais para recém-nascidos, filhos de mães em situação de vulnerabilidade; e o Acolhe Campos vai propor às concessionárias de serviços públicos que destinem até 5% de suas vagas de emprego a pessoas em situação de rua, oriundas de cadastros realizados pela equipe técnica da secretaria. O terceiro é o Cartão Goitacá, programa de transferência de renda, no valor de R$ 200, a famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, cuja renda per capita é de R$ 178. A previsão é atender 2.500 famílias em janeiro de 2022, seguindo critérios técnicos da equipe de assistentes sociais. Até o final do ano, a meta é alcançar 5 mil pessoas em dezembro do mesmo ano.
Ao lado da primeira-dama Tassiana Oliveira, o prefeito Wladimir Garotinho ressaltou a importância do encontro. "O governo é como uma engrenagem. Existem várias secretarias e centenas de pessoas trabalhando para garantir dignidade à população. Esses seminários permitem a troca de experiências e um entrosamento maior entre os nossos diversos setores. Eu me orgulho de dizer que sou de um grupo político que faz pelo povo", destacou.
A solenidade foi aberta pela banda APAExonei, formada pelos assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), uma das entidades assistidas pela prefeitura.
Durante o seminário, o secretário de Desenvolvimento Humano, Rodrigo Carvalho, apresentou dados sobre o crescimento da assistência, de janeiro a agosto deste ano, no município, comparado ao mesmo período do ano passado. Desde o início de 2020, a situação vem se agravando em virtude da pandemia da Covid-19. Em 2021, houve um aumento de 39% em atendimentos sociais se comparado ao mesmo período do ano passado. Na distribuição de cestas básicas, o aumento foi de 220% e mais de 200 mil refeições gratuitas foram distribuídas no Restaurante do Povo.
No Centro Pop, equipamento que atende população em situação de rua, o aumento da assistência foi de 41% e atendimento a 700 pessoas com deficiência. Também foram criados novos equipamentos neste período como a Policlínica da Terceira Idade, com mais de 14 especialidades médicas, além de outros atendimentos socioassistenciais, odontológico e de reabilitação. Na semana, foi inaugurado o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), equipamento especializado de enfrentamento à violência contra a mulher.
Dados da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social também foram apresentados por Aline Giovannini, diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Fernanda Cordeiro, gerente da Vigilância Sociaassistencial.
Compondo a mesa, estavam ainda o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; os subsecretários de Desenvolvimento Humano e Social, Mariana Silva e Henrique Oliveira; o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Gilberto Firmino; a subsecretária de Promoção Social e Pessoa Idosa, Rosilani Tavares; e a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS