Coral Maria Imaculada inicia projeto 'Quinta Cultural' em Campos
21/09/2021 18:30 - Atualizado em 21/09/2021 18:32
Apresentação do dia 30 será na Igreja Principal
Apresentação do dia 30 será na Igreja Principal / Napoleão Júnior/Divulgação
Com intuito de destacar o talento de músicos locais e regionais, o Coral Maria Imaculada, vinculado à Paróquia da Igreja Principal do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, realizará em Campos o projeto “Quinta Cultural”. Para marcar a estreia do projeto, no próximo dia 30, a composição “Stabat Mater” (RV 621), do músico italiano Antonio Vivaldi, será interpretada pelo contratenor campista Daniel Rangel, com participações do violinista Iago Crispim, também natural e residente na planície goitacá, e do pianista Thadeu Almeida, de Bom Jesus do Itabapoana. A apresentação está marcada para as 20h, na própria igreja, e terá como bônus no repertório a canção “Ave Maria”, do italiano Giulio Caccini. Entrada franca.
— Haverá uma uma série de apresentações musicais realizadas pelo Coral Maria Imaculada com apoio da Igreja Principal. O objetivo é dar espaço para músicos se apresentarem e poderem divulgar os seus trabalhos, promovendo boa música ao público. A Quinta Cultural terá de uma a duas apresentações por mês, sempre às quintas feiras, no horário das 20h — disse Daniel Rangel.
De acordo com Daniel, o projeto foi criado como forma de propiciar um calendário de apresentações de músicos nas vertentes clássica, barroca e similares. A divulgação das atrações seguintes acontecerá por meio das redes sociais do Coral Maria Imaculada e também da Paróquia da Igreja Principal da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.
— Desde antes da pandemia, já não havia uma agenda de concertos de música barroca, música antiga. Era bem escasso. Sinto falta dos grandes festivais que eram realizados no Teatro Trianon. Muitos jovens não conhecem e não têm quem possa proporcionar uma escuta da música clássica. Não é uma música que se encontra facilmente nas playlists deles. Então, vejo neste projeto uma forma de proporcionar esta escuta não só para os jovens, mas também para os amantes do estilo — pontuou Daniel.
Para o contratenor, faltam no interior fluminense iniciativas voltadas aos profissionais que normalmente não têm tanto espaço na indústria musical.
— A música clássica, bem como a música erudita, vem sendo cada vez mais esquecida. Eu tenho uma formação musical mais erudita, estudei canto lírico na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e não vejo um cenário musical em Campos onde eu possa me adentrar, com exceção das igrejas, em especial a Igreja Principal, pois sempre apoia meus projetos e incentiva a música sacra, que abrange as várias épocas da história da música — enfatiza.
O bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, é um entusiasta do novo projeto.
— Essa iniciativa do Coral da Igreja Principal da nossa Administração Apostólica vem contribuir mui eficazmente para a difusão da beleza, da arte e do bom gosto, que vem a ser um dos reflexos de Deus. A arte é a expressão do belo, uma das formas da verdade, portanto, uma das formas de se ir ao sublime, a Deus. É uma iniciativa a ser valorizada e multiplicada. A igreja sempre foi depositária e propagadora da arte musical, pictórica e escultural, contribuindo dessa forma para termos um mundo melhor, mais humano e mais elevado. Que Deus abençoe esse projeto e todos os seus protagonistas e colaboradores — desejou Dom Rifan.
A Igreja Principal da Administração Apostólica está localizada à rua Visconde de Alvarenga, 354, no Parque Leopoldina.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS