Wesley Machado lança novo e-book de crônicas sobre futebol
06/09/2021 19:22 - Atualizado em 06/09/2021 19:24
Capa do novo e-book de Wesley Machado
Capa do novo e-book de Wesley Machado / Divulgação

O jornalista, escritor e compositor campista Wesley B. Machado lançou neste domingo (5) o seu novo e-book de crônicas sobre futebol. Em “A bola, a arte e a vida”, Wesley Machado publica textos autorais selecionados sobre as relações de artistas como Moraes Moreira, Aldir Blanc, Roberto Bolaños e Elton John com o futebol. Também divulga trechos de uma entrevista exclusiva que realizou com o Nilton Santos, o “Enciclopédia do Futebol”,  entre outras, como com o atacante César, autor do gol do título da Libertadores de 1983 do Grêmio e morador de Atafona, o cronista esportivo e ex-presidente da Liga Campista de Desportos (LCD) Josélio Rocha, falecido em 2019; e o editor de livros de futebol César Oliveira.
No e-book, há ainda textos sobre o futebol paulista alternativo, o futebol capixaba, futebol argentino, futebol escocês, futebol belga, o título da Série B do Campeonato Brasileiro conquistado em 2020 pela Chapecoense (quatro anos após o trágico acidente aéreo) e sobre a paralisação do futebol no início da pandemia de Covid em 2020. Os textos desta coletânea foram publicados em diversos veículos de mídia, como os sites Museu da Pelada, Verminosos por Futebol e Viva La Resenha, e o blog Estrela Solitária no Coração. O prefácio é do professor de jornalismo Celso Unzelte, e comentarista dos canais Disney (ESPN e Fox Sports), e a capa do livro foi ilustrada por Ricardo Rodrigues.
“A bola, a arte e a vida” pode ser baixado gratuitamente, assim como outros e-books sobre futebol, no site wesleybmachado.wordpress.com/portfolio/literatura. Em 2020, durante a Quarentena, Wesley lançou dois e-books, “Botafogo, Roxinho e outros textos sobre futebol” e “Corrupção no Futebol”. Ambos foram editados e publicados pelo próprio autor.
— O e-book “A bola, a arte e a vida” tem 126 páginas sobre assuntos alternativos. O e-book está dividido em quatro partes. Em "A bola”, há textos estritamente sobre futebol. “A arte” tem textos sobre a relação de artistas com o futebol. E “A Vida” tem textos mais pessoais e sobre o início da pandemia, em que o futebol estava paralisado. Ainda tem um capítulo extra com entrevistas — conta Wesley Machado. — Tenho mais dois projetos de livros de futebol para breve: um de textos sobre o Botafogo, já que em “A bola, a arte e a vida” deixei os textos sobre o Botafogo de fora para este próximo livro, e o outro é a terceira edição do “Saudosas Pelejas”, sobre o Roxinho (Campos Atlético Associação), para 2022, 10 anos depois do lançamento das duas primeiras edições — adianta o jornalista e escritor.
Jornalista e escritor Wesley Machado
Jornalista e escritor Wesley Machado / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS