Câmara vai voltar com Código Tributário e reforma do regimento em pauta
- Atualizado em 24/07/2021 09:16
Código Tributário na Câmara
O recesso na Câmara de Campos termina no dia 31 de julho, mas já estão alinhadas, nos bastidores, as primeiras pautas que aquecerão o debate a partir de 03 de agosto. A principal continua sendo a do Código Tributário. O único ponto que o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) não conseguiu a aprovação, em um pacote de 13 projetos enviados ao Legislativo em maio, tem sido tema constante de discussão com o setor produtivo, que firmou posição contrária ao reajuste de tributos e obteve, ao menos até o momento, apoio do número suficiente de vereadores para brecar a proposta do governo. A intenção é buscar um entendimento com o empresariado até o fim do mês. Embora a base garanta que já tenha chegado à maioria para aprovar o projeto.
Base com maioria absoluta
Entre as discussões acaloradas na Câmara, em maio, e o retorno do projeto à pauta, em agosto, a base acredita já ter conquistado reforço necessário para alcançar a maioria absoluta na Casa (13 votos). Em projetos de lei complementar, com o é o caso da alteração do Código Tributário, o presidente Fábio Ribeiro (PSD) não vota. Em maio, o governo tinha 11 votos. Em junho, chegou a 12, com o retorno de Thiago Rangel (Pros), consolidado com a nomeação de aliados dele para a Empresa Municipal de Habitação (Emahab). O 13º voto contado pelos governistas é o de Marcione da Farmácia (DEM), que estava de licença entre maio e junho. E há quem aposte em mais.
Câmara de Campos
Câmara de Campos / Genilson Pessanha
Busca por consenso
Os interlocutores do governo apostam em um consenso com o setor produtivo para que possam contar com votos também dos vereadores “independentes”, até mesmo como um sinal de pacificação política, tendo em vista o acordo que o governo tenta com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). A anuência do setor produtivo facilitaria também a mudança de voto de quem foi para as redes sociais dizer que era totalmente contra qualquer mudança no Código Tributário, mas que agora está mais alinhado com a base, inclusive com aliados nomeados no governo.
Novo regimento da Casa
Há quem acredite que o município saia vitorioso do imbróglio envolvendo o Código Tributário. Já que a tentativa de uma solução tem envolvido diferentes atores da sociedade, em uma ampla discussão. Os debates na Câmara, no próximo mês, mostrarão se o saldo é realmente esse. A Casa, porém, tem questões internas a resolver. E o principal é uma reforma no seu regimento. A Procuradoria do Legislativo já fez as mudanças, que passaram pelo crivo de Fábio Ribeiro. Tudo será enviada na próxima semana para análise e eventuais propostas de alteração dos vereadores. O novo regimento entrará em tramitação na sessão de 03 de agosto.
Busca apoio
As eleições de 2022 estão relativamente longe, mas a cidade de Campos já começa a receber a visita de políticos de diferentes partidos e com pretensões diversas nas urnas. O quadro é este mesmo. Da mesma forma que pré-candidatos de fora passam por aqui, já para fechar acordos e apoios, os daqui fazem o mesmo. Vão lá fora com o mesmo propósito. As conversas ocorrem com a antecedência. Até porque a disputa nas urnas envolverá os eleitores de todos os municípios fluminenses. Não esquecer que a eleição é para presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais.
Reduto boêmio I
A reabertura do Bar Amarelinho, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, festejada por muitos campistas, residentes ou não na Cidade Maravilhosa, remete para o fechamento de alguns bares em Campos. O último deles, com tradição na noite, foi o Piccadilly, situado na rua Conselheiro Otaviano, área onde reina o hospital Dr. Beda, clínicas e consultórios médicos. O Piccadilly estava ali, isolado, um pouco longe do reduto boêmio da Pelinca. Mas, por anos, fez sucesso. Tinha uma clientela fiel, atraída também por seu restaurante. Por este aspecto, certamente, existiu por tantos anos.
Reduto boêmio II
Pelo menos no cenário da noite campista é raro um bar durar 30 anos. Muitos dificilmente chegam a completar maioridade. Mas o Piccadilly foi longe. O que é raro, também, é o fato de o bar ter surgido e alcançado o sucesso que alcançou sob as bênçãos de quatro sócios. Vale dizer que uma sociedade a dois, na maioria das vezes, não vai longe. Mas o Piccadilly foi mais do que se imaginava. O prédio está para alugar. É torcer para que, tal como ocorreu no Rio, com o Amarelinho, surja alguém disposto a retomar as atividades de um patrimônio da noite.
Viva Zezé!
A atriz Zezé Motta, já homenageada pela Folha da Manhã com o troféu “Folha Seca”, concedido a campistas que fazem sucesso fora da cidade, é considerada um ícone negra da cultura brasileira. E neste domingo, celebrando o Dia da Mulher Negra, estará fazendo no Rio uma apresentação especial que pode ser acompanhado pelo canal oficial do Teatro Bradesco no YouTube. Com mais de 50 anos de carreira, Zezé vê o especial como uma grande homenagem à mulher negra. Também campista, a atriz Cacau Protásio dará um depoimento junto com outras personalidades negras.
*Com o jornalista Saulo Pessanha
Publicado na edição deste sábado (24) da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]