Evento debate desenvolvimento da época de Vargas até os dias atuais
Dora Paula Paes - Atualizado em 12/05/2021 11:32
O bicentenário da Independência do Brasil está em pauta com o debate virtual “A política econômica do desenvolvimento: de Vargas aos nossos dias”. O encontro, com a participação de mestres das áreas de economia e política de universidades renomadas do país, acontece nesta sexta-feira (14), a partir das 16h. O evento virtual, que tem apoio da Folha da Manhã, pode ser acompanhado ao vivo pelo canal da Fundação Astrojildo Pereira (fb.com/facefap) e ainda pela Folha FM 98,3 (rádio e Facebook) e na Plena TV. A preocupação é com a democracia e o reencontro do “caminho do desenvolvimento”.
Na cadeira da Política, a Uenf terá como participante o cientista político e professor Hamilton Garcia. Ele vai abordar a temática junto com mais três professores da área de Economia: Cristovam Buarque (UnB), Luiz Bresser-Pereira (FGV-SP) e José Olegário (UnB), como mediador.
Segundo o professor Hamilton Garcia, a retomada do tema do desenvolvimento, às vésperas do bicentenário da Independência, é crucial para um país que anseia consolidar e aperfeiçoar seu sistema democrático.
— A democracia não pode ser apenas a afirmação dos interesses isolados dos grupos que a compõem. Antes deve constituir, sustentar e projetar o anseio coletivo de todo o povo por oportunidades iguais e bem-estar. O Brasil precisa reencontrar o caminho do desenvolvimento, um desafio que se coloca à sociedade, às elites dirigentes e intelectuais de todas as formações, independentemente de suas filiações ideológicas e conveniências partidárias.
O engenheiro, economista e primeiro reitor da Universidade de Brasília (UnB) eleito após a ditadura militar (1964/1985) Cristovam Buarque, que estará no debate, falou à Folha na edição do último sábado (8). Buarque foi senador duas vezes: uma pelo PT e reeleito pelo PDT. Progressista, na entrevista, criticou a “esquerda brasileira (que) nunca lutou pelo fim das mordomias, privilégios, desperdícios”. No próximo sábado (15), a Folha publica a entrevista com Bresser-Pereira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS