GNA realiza audiência pública para apresentação de projeto
20/04/2021 15:28 - Atualizado em 20/04/2021 16:19
Térmica GNA
Térmica GNA / Divulgação
A GNA - Gás Natural Açu vai realizar no dia 28 de abril, às 19h, audiência pública para apresentação do projeto e dos estudos ambientais da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e do Gasoduto de Integração Norte Fluminense (GASINF). Devido ao período de pandemia, a audiência será transmitida ao vivo, via internet pelo site da GNA (www.gna.com.br/ap ) e por meio de rádios locais. Na ocasião, além de conhecer melhor o projeto, a população terá a oportunidade de tirar suas dúvidas, fazer comentários e sugestões.
A audiência pública foi autorizada por meio da deliberação da Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) nº 6.463, de 6 de abril de 2021 e, assim como acontece presencialmente, será coordenada por uma mesa diretora composta por um presidente e um secretário, nomeados pela Ceca, além de um integrante do Grupo de Trabalho do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que analisou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
Quem estiver acompanhando a apresentação do projeto e tiver interesse em se manifestar, irá contar com quatro canais de comunicação: formulário escrito (via site), solicitação de uso da palavra ao vivo (via site), aplicativo WhatsApp da GNA e ligação gratuita via telefone 0800. Os canais para envio das perguntas serão abertos no dia da audiência e as participações serão coordenadas pela presidência da mesa diretora.
— É a segunda audiência pública que realizamos nesse formato para apresentar um projeto da GNA e suas etapas. Queremos reforçar, mesmo em tempos tão difíceis com o distanciamento social, o nosso compromisso com os moradores da região, não só com a transparência das nossas ações, mas também com a saúde de todos. Queremos levar o máximo de informações de forma segura a toda a população interessada nesse projeto — destaca João Teixeira, gerente geral de Sustentabilidade da GNA.
A audiência será gravada e disponibilizada no site: www.gna.com.br/ap. Informações adicionais estão disponíveis no site ou pelo telefone gratuito 0800 002 9205.
Projeto
O projeto é constituído por três estruturas: UPGN, Área de Estocagem de Produtos Líquidos do Gás Natural e GASINF, composto por gasodutos e oleodutos de transferência, com extensão de aproximadamente 100km, conectando o Porto do Açu, em São João da Barra, ao Terminal de Cabiúnas, no município de Macaé, passando pelos municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã e Carapebus.
A construção dessas estruturas tem como objetivo ofertar alternativa para o escoamento do gás produzido nas Bacias Campos e Santos, de forma a atrair investimentos do setor ao estado do Rio de Janeiro, assim como contribuir para a eficiência e segurança energética de todo o país. Além disso, o gás natural e demais subprodutos gerados pelo projeto poderão ser aproveitados, por exemplo, para os setores doméstico, automotivo e industrial.
Sobre a GNA
A GNA – Gás Natural Açu é uma joint venture formada pelas empresas Prumo Logística, bp, Siemens e Spic Brasil dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de energia e gás. A empresa constrói no Porto do Açu um parque termelétrico a gás natural. O projeto compreende a implantação de duas usinas térmicas movidas a gás natural (GNA I e GNA II) que, em conjunto, alcançarão 3 GW de capacidade instalada. Juntas, as duas térmicas irão gerar energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Além das térmicas, o projeto compreende um Terminal de Regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), com capacidade de processar 21 milhões de metros cúbicos/dia.
Fonte: Ascom GNA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Família busca mulher desaparecida no Capão, em Campos

    Informações sobre Monique Peixoto, de 36 anos, podem ser enviadas para 22997206442

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Lula veta projeto que classifica o Norte e Noroeste Fluminense como semiárido

    Políticos e entidades das regiões reagem ao veto do presidente, já ambientalistas acreditam que há outras possibilidades

    Eduardo Paes visita Campos sem Wladimir

    Segundo o prefeito do Rio, ele veio à ExpoAgro a convite do prefeito de Campos, que foi se encontrar com Cláudio Castro e prefeitos da região em Santo Antônio de Pádua