Centenas de famílias foram despejadas de forma ilegal na semana passada do Parque Aeroporto durante o período mais dramático da pandemia do coronavírus e da epidemia da fome em Campos. Esse primeiro despejo, executado pelos donos dos imóveis, ocorreu porque o último prefeito, Rafael Diniz, deixou de pagar o aluguel social e o atual prefeito, Wladmir Garotinho não saldou as dívidas com os proprietários dos imóveis. No entanto, o contrato foi feito com a prefeitura e não com as famílias. Dessa forma, o prefeito é o responsável por negociar com os proprietários dos imóveis e garantir o direito constitucional das famílias à moradia.
As pessoas despejadas, então, ocuparam as casas do "Minha casa, minha vida" para se abrigarem. No entanto, a Polícia Federal compareceu no local dia 15/04 para notificar as famílias de uma ordem judicial de reintegração de posse, fruto de uma ação movida pela construtora Realiza e estipulou um prazo de 5 dias para a desocupação. Esse prazo se extingue amanhã (21/04), quando deverá ocorrer o despejo das famílias.
As famílias estão se mobilizando desde sexta feira (16/04), quando ocorreu um ato na Lapa de reivindicação de seus direitos. Algumas famílias fizeram uma manifestação em frente à prefeitura na tarde de hoje (20/04) e, em seguida, fecharam a BR 101 para pressionar o Poder Público para que não haja nenhum despejo no dia de amanhã.
É preciso que o prefeito Wladimir Garotinho assuma sua responsabilidade perante essas famílias e resolva imediatamente o problema criado pela própria gestão pública.
Assim sendo, exigimos que a ordem de despejo seja revogada, que as famílias possam permanecer sob o teto que lhes ampara neste momento crítico e que o pagamento da dívida seja imediatamente efetuado pela prefeitura do município!"
Assinam:
1 - Emancipa Campos
2 - Resista Campos
3 - Unidade Popular
4 - União da Juventude Comunista
5 - União da Juventude Rebelião
6 - Movimento Correnteza
7 - Diretório do PSOL Campos
8 - Coletivo Só a Luta Muda a Vida
9 - Frente Antifascista Cabrunca
10 - Coletivo Sementes
11 - Diretório PT Campos
12 - Juventude da Articulação de Esquerda
14 - Unidade Classista
15 - União da Juventude Socialista
16 - Partido Comunista do Brasil - Campos
17 - Frente contra a Fome - Campos
18 - Núcleo José do Patrocínio
19 - SINDIPETRO NF
20 - Corrente Socialista de Trabalhadoras e Trabalhadores
21 - Frente LGBTQIA+ do Norte Fluminense