Com 14 pessoas à espera de UTI, Campos entra na fase vermelha
26/03/2021 11:07 - Atualizado em 26/03/2021 12:30
Reunião do Gabinete de Crise
Reunião do Gabinete de Crise / Genilson Pessanha
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), anunciou nesta sexta-feira (26) que o município entrou na fase vermelha por conta do avanço da Covid-19. "Estamos com 14 na fila para leito de UTI e dois para leito clínico. Nossa cidade nunca teve um número tão alto de internações, colaborem! Protejam quem vocês amam", declarou o prefeito. Segundo o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, a fase vermelha deve compreender o período estipulado para o "superferiado" estadual, entre os dias 26 de março e 04 de abril.
Nesta sexta-feira, o Comitê de Crise de Combate à Covid-19 se reuniu virtualmente para definir as novas medidas restritivas, mediante o novo decreto estadual que estabeleceu um "superferiado" entre os dias 26 de março e 04 de abril. As novas regras devem ser divulgadas ainda nesta sexta.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, a situação de março deste ano em relação à Covid-19 é pior que a de março de 2020. "Nós dizemos que a fase vermelha é o pior momento de uma epidemia. Comparando março de 2020 com março de 2021, esse é o pior momento que Campos está passando. Pela primeira vez na história vemos pessoas na fila de espera por leito de UTI há mais de uma semana. Isso é grave. Então agora vamos apertar ainda mais", disse.
Até essa quinta-feira (25), o município contabilizou 800 mortes em decorrência da doença e 23.416 casos confirmados. A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 estava em 99,19% e de leitos clínicos estava em 86,49%.
Em 2020, Campos chegou a passar por um período na fase vermelha, de lockdown total. Na ocasião, conforme estipulado no plano de retomadas "Campos Daqui pra Frente", várias atividades foram proibidas como a permanência de pessoas em vias públicas, parques e praças; a circulação de táxis e transporte por aplicativo também foi vedada, assim como a prática de atividades físicas em vias públicas. Também foram proibidas atividades eletivas em consultórios, clínicas e laboratórios; atividades de construção civil e de assistência técnica em geral. Todos os segmentos do comércio também foram proibidos de ter atendimentos presenciais, permitindo apenas delivery. Ainda na fase vermelha, de acordo com o plano estipulado em 2020, só estão autorizados a funcionar os serviços essenciais, como supermercados, com horário reduzido; farmácias, padarias, postos de combustíveis, hospitais, estabelecimentos bancários e bancas de jornal. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente em Campos

    Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação