Número de óbitos de crianças por Covid preocupa pediatras
Dora Paula Paes - Atualizado em 18/03/2021 20:19
O número crescente de menores - de 0 a 19 anos - infectados pelo novo coronavírus ou suas variantes preocupam pediatras. Em 2020, 2% da população infantil foi diagnosticada no país. No entanto, no momento, a realidade é outra. Se em todo o ano passado morreram 39 crianças, somente no primeiro trimestre de 2021, já são 160 mortes. Em Campos, já foram notificados sete casos de crianças, inclusive de bebês, com Covid-19, até esta quinta-feira (18), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Dos três bebês internados, um teve alta.
"A situação atual é grave e está descontrolada. A Covid chegou aos idosos e crianças, que no ano passado ficaram mais protegidos. Em 2020, não se ouvia falar em tantos casos de crianças, mesmo nos consultórios, porque as crianças foram as primeiras a ser isoladas com a suspensão das aulas. Por isso, não tiveram tamanha exposição ao vírus. A medida que o vírus sofre mutações com as variantes e fica mais agressivo, elas estão sendo infectadas. Principalmente, as crianças menores de dois anos, já que não têm uma imunidade totalmente formada", disse o pediatra Francisco Oliveira, o doutor Chicão.
A cadeira da pediatria, inclusive Chicão Oliveira, se preocupa com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (Sim-P), uma nova apresentação clínica em crianças associada com a infecção pelo SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid-19).
"Ela é rara, mas pode matar em até três meses. E o Brasil já registrou casos", ressalta o médico.
Favorável a lockdown de 15 dias e à suspensão das aulas presenciais, doutor Chicão alerta aos pais para que evitem tirar as crianças pequenas de casa. Ele ainda sugere aos pais de menores de 2 anos, principalmente dos recém-nascidos, que usem máscara dentro de casa.
"Vejo coisas absurdas em nossa cidade. Vou ao banco e vejo crianças. Vou ao supermercado e vejo crianças, mães com bebês e mães amamentando. É um absurdo neste momento. Na minha concepção, deveria ter um decreto proibindo crianças nesses estabelecimentos. E o núcleo familiar deve se organizar de uma forma que mantenha as crianças protegidas", destaca.
Em Campos, na terça-feira (16), um novo decreto proibiu a entrada de crianças menores de 5 anos em shoppings e restaurantes. O prefeito Wladimir Garotinho foi o primeiro a anunciar a internação de bebês com Covid-19 no município, na semana passada, inclusive, pedindo a Deus proteção para as crianças.
Também na semana passada, a secretaria de Saúde informou que monitorava outras 13 crianças que aguardavam resultado confirmatório ou não para o novo coronavírus. A própria secretaria chegou a fazer um alerta aos pais e responsáveis sobre o período do ano onde há um aumento das doenças respiratórias, quando os cuidados com as crianças devem ser redobrados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação