Ex-professor da FMC morre em Niterói, vítima da Covid-19
05/03/2021 21:02 - Atualizado em 05/03/2021 22:26
O professor Otílio Machado Pereira Bastos, de 65 anos, morreu nesta sexta-feira (5), em Niterói, vítima da Covid-19. Ele era sobrinho de José Otílio Leite Machado, primeiro professor de Parasitologia da Faculdade de Medicina de Campos, onde também atuou como professor. Atualmente, exercia o seu terceiro mandato como diretor do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense (UFF). Otilinho, como era mais conhecido, chegou a receber uma dose da imunização contra a Covid, a vacina de Oxford (AstraZeneca), 22 dias antes de ser internado.
A Fundação Benedito Pereira Nunes, mantenedora da FMC, divulgou nota lamentando a morte.
“Nos anos 90, professor Otilinho, como era carinhosamente chamado, foi contratado como docente da FMC para o Componente Curricular de Parasitologia. (...) Em 2015, assumiu como professor responsável de Parasitologia. No ano seguinte, deixou a instituição para se dedicar à carreira docente pública pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Seu último contato com a FMC foi em 2019, quando ministrou uma conferência, com o tema ‘Acidentes por animais peçonhentos’, para os estudantes de graduação em Medicina”.
A UFF também se manifestou, com pesar, sobre a morte do professor.
“O professor Otílio foi um grande incentivador da criação do curso de Biomedicina da UFF. Otílio contava, com orgulho e apreço, que desde criança, na década de 60, suas tardes se dividiam entre árvores e laboratórios. Não havia creches na época e Otílio passava grande parte do tempo na companhia de um tio que era professor da disciplina de parasitologia e de uma tia que trabalhava como secretária na antiga Faculdade Fluminense de Medicina, atual Instituto Biomédico. Essas experiências fizeram despertar nele a paixão e a certeza de que estudaria medicina”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Morre professor de Educação Física de Campos, Jorge Walace

    Conhecido como Jorginho, ele foi treinador da equipe de basquete do Automóvel Clube Fluminense, onde conquistou títulos e formou atletas

    Confusão termina com homem atropelado em frente a hamburgueria de Campos

    Vídeos que circulam nas redes sociais flagraram o exato momento do atropelamento registrado na noite desse domingo (17)

    Adolescente de 14 anos que sumiu em Campos é encontrada em Itaperuna

    Segundo a mãe da menina, ela está em casa e passa bem depois de ser encontrada pela polícia da cidade