Draga flutuante já retirou 800 caminhões de areia do Canal das Flechas
15/07/2020 11:21 - Atualizado em 30/07/2020 18:36
Limpeza do Canal das Flechas
Limpeza do Canal das Flechas / Divulgação
A draga flutuante para sucção de areia em Barra do Furado já realizou a retirada de 9,6 mil m3 de areia do Canal das Flechas, o equivalente a 800 caminhões. O início da operação foi há aproximadamente três semanas e a Prefeitura realizou o terceiro abastecimento de combustível nessa terça-feira (13). Por meio de cooperação técnica, a máquina foi enviada pela Petrobras à Colônia de Pescadores Z-19, em Farol de São Thomé, e atenderá às necessidades de cerca de 400 pescadores, entre Campos e Quissamã. À Prefeitura de Campos coube o abastecimento.
Embarcações já conseguem acesso ao Canal das Flechas, mas a previsão é de que se chegue a 3,5 m de lâmina dágua, favorecendo o trabalho de muitos trabalhadores. A draga atua oito horas por dia, com a retirada de 80 m3 de areia por hora, num total de 640m3 por dia. O diretor de Pesca de Campos, Marcos Valério, relata que essa é uma antiga demanda dos pescadores da região.
— Essa é uma reivindicação de muitos anos feita pelos pescadores. O prefeito Rafael Diniz entende que essa é uma grande conquista para região. A abertura do Canal das Flechas vai diminuir as despesas dos pescadores, já que muitos precisam fazer descarregamento em Macaé, por exemplo — relata Marcos Valério.
O diretor de Pesca ainda ressalta que Campos é um dos maiores pesqueiros de peixes finos do Brasil. A estrutura proporcionada pela abertura do Canal também tende a gerar investimentos na região. A draga flutuante é uma compensação por impactos ambientais causados pela Petrobras nas atividades pesqueiras em um de seus campos de produção de petróleo e gás.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Prefeitura de Quissamã é condenada a pagar R$ 100 mil por falta de preservação do Complexo de Machadinha

    Decisão é referente à ação do MPRJ para debelar o suposto estado de abandono do patrimônio histórico

    Sindicato dos hospitais alega atrasos de R$ 100 milhões e Prefeitura reafirma que repasse está em dia

    De acordo com o SindhNorte, o atraso dos repasses se acumularia desde 2016; Secretaria de Saúde diz que não há comprovações de dívida da atual gestão