Lei de Emergência Cultural é tema de videoconferência entre secretária estadual e gestores municipais
07/07/2020 17:21 - Atualizado em 24/07/2020 18:31
Danielle Barros participou de videoconferência com representantes dos 92 municípios, além de deputados
Danielle Barros participou de videoconferência com representantes dos 92 municípios, além de deputados / Reprodução/Zoom/Divulgação
A Lei de Emergência Cultural, batizada como Aldir Blanc em homenagem póstuma ao compositor, foi tema de uma reunião virtual da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro com gestores municipais dos 92 municípios fluminenses, na última segunda-feira (06). Também participaram da conversa virtual os deputados federais Aureo Ribeiro (SD-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) — esta relatora do projeto na Câmara —, e os deputados estaduais Dani Monteiro (PSOL) e Waldeck Carneiro (PT). Esteve em pauta o início de um alinhamento para mapear os profissionais e espaços para as ações emergenciais para a cultura.
A reunião tratou das dúvidas dos representantes municipais sobre a efetividade da lei, principalmente da forma como será feito o processo de cadastramento dos fazedores de cultura. Sancionada pelo Governo Federal no final de junho, a lei 14.017 tem objetivo de ajudar profissionais e organizações culturais que perderam renda em razão da crise do coronavírus.
Segundo a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, o desejo é de que os estados e municípios tenham acesso aos dados do Governo Federal, criando um alinhamento de informações.
— Estamos aguardando essa regulamentação para ver se essa sincronização é possível. Mas, caso isso não ocorra, já estamos estudando a possibilidade de criar um sistema de cadastro estadual. Lembrando que todo processo tem que ser transparente, respeitando todos os processos — afirmou Danielle Barros.
Na reunião, ela também abordou assuntos como a criação do Fundo Municipal de Cultura. Novas reuniões foram agendadas para os dias 13, com a mesa diretora do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes de Cultura do Rio, e 20, com todos os secretários.
— Temos o objetivo de fomentar cultura em todo o estado do Rio. Por isso, reuniões desse tipo são importantes para aproximar os secretários. Ouvir ideias, buscar soluções juntos, tendo a união como ferramenta essencial — completou Danielle Barros.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio