UFRJ realiza pesquisa com pacientes no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus
23/06/2020 14:33 - Atualizado em 31/07/2020 19:51
Centro de Controle do Coronavírus ainda sem funcionar
Centro de Controle do Coronavírus ainda sem funcionar / Genilson Pessanha
Para avaliar a taxa de prevalência e incidência de coronavírus em Campos quem procura o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus vai poder participar de uma pesquisa realizada na unidade de saúde. A pesquisa visa investigar a proporção de pessoas que possuem anticorpos IgM e/ou IgG e também realizar testagem molecular RT PCR para medir a incidência da Covid-19 e a proporção de moradores que têm anticorpos contra a Covid e os que estão ativamente infectados. O resultado da pesquisa vai colaborar na tomada de ações de saúde pública para controle de forma mais eficiente da Covid-19 em todo o estado.
O projeto de Inquérito de Soroprevalência e Incidência de Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro é conduzido pelo Instiituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), a subsecretaria de Vigilância em Saúde e o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ).
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Campos, a médica Andréya Moreira, o conhecimento sobre o vírus SARS COV 2 na fase inicial do surto ainda é limitado e toda pesquisa pode contribuir para melhorias de atuação do sistema de saúde.
— A pesquisa pode ajudar com dados sobre a transmissibilidade do vírus pelo ser humano no período de incubação da infecção. O resultado possibilita avaliar essa taxa de prevalência e fazer comparações demográficas que vão contribuir na tomada de decisão em relação ao enfrentamento a doença — informou.
Em todo o estado, 25 unidades de saúde participam da pesquisa colhendo amostras quinzenalmente, durante seis ciclos, até três meses.
Durante a pesquisa serão utilizados testes de fluxo lateral (imunocromatográficos) e para detecção qualitativa de anticorpos IgM e IgG por meio de punção digital. Além disso, também era realizada coleta de sangue para detecção de IgG anti proteína do SARS COV e swab para coleta de secreção pela narina para realização de RT-PCR.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas