Com 54 votos, Vagner Xavier é aclamado presidente do Americano
Matheus Berriel 10/05/2020 13:20 - Atualizado em 03/06/2020 18:19
Vagner Xavier terá como vice o atual presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Rangel
Vagner Xavier terá como vice o atual presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Rangel / Divulgação
Agora é oficial: o empresário Vagner Xavier é o novo presidente do Americano. A eleição para a diretoria do próximo triênio aconteceu na manhã deste domingo (10), via e-mail e WhatsApp devido à pandemia do novo coronavírus, e o sócio administrador da Limport Serviços, parceira do clube, foi eleito por aclamação com 54 votos. O vice-presidente será Fábio Rangel, que presidiu o Conselho Deliberativo durante a gestão Carlos Abreu. A chapa foi a única registrada no pleito.
O novo Conselho Deliberativo terá Octávio Fernandes como presidente e João Isidro como vice, além de outros 23 conselheiros titulares e 10 suplentes, com renovação de aproximadamente 50%.
Projetos — Em entrevista publicada na edição deste fim de semana da Folha da Manhã, o novo presidente do Americano, Vagner Xavier, revelou o desejo de unir em um trabalho o atual treinador alvinegro, Rafael Soriano, com o técnico Josué Teixeira, que deixou o Cano em janeiro.
— Ainda não há nada em mente com relação a treinador, gerência de futebol. Vejo que os dois últimos trabalhos feitos no clube trouxeram os melhores resultados esportivos do Americano em quase uma década — disse Vagner. — Conheço Soriano e sua família há mais de 20 anos. Tive oportunidade de jogar bola com o saudoso Rui, avô de Soriano, e acompanhei seu trabalho no Campos, além dessa brilhante passagem em nosso Americano. Não podemos deixar de ressaltar o trabalho e a experiência do Josué Teixeira, que pegou nosso clube na série B (do Estadual) e nos levou a ser campeões da Copa Rio, jogar a Copa do Brasil, um Campeonato Brasileiro da Série D e, principalmente, a primeira divisão do Estadual. Meu sonho é poder juntar essas duas pontas: Josué e Soriano. Quem sabe? — comentou o candidato.
Dirigir o Americano no próximo triênio será o primeiro desafio de Vagner Xavier em um clube que tem o futebol como carro chefe. Contudo, o empresário tem experiência na área social, como vice-presidente do Clube de Regatas Saldanha da Gama, de 2010 a 2012, durante a gestão do ex-presidente Mário Arêas Terra Filho. Outro fator favorável é a presença de Fábio Rangel em sua chapa, representando a continuidade do projeto atualmente liderado pelo presidente Carlos Abreu, que optou por não se candidatar à reeleição.
— Indiretamente, participei da gestão de Carlos Abreu. Tenho o Fábio Rangel, atual presidente do Conselho, como meu vice, e, assim que nossos nomes forem confirmados, poderemos dar os primeiros passos para a transição. Mas, não estamos pegando o clube no escuro — afirmou Vagner, citando a inauguração do novo estádio Godofredo Cruz como um dos pilares para alavancar o clube. — Assim que tomarmos posse em frentes políticas, econômicas e esportivas, pego um clube com projeto de captação aprovado no Ministério (secretaria especial) do Esporte; com previsão de receitas da próxima Seletiva e, se tudo der certo, nosso novo Godofredo, um dos mais novos estádios do Brasil. É hora de apostar para podermos passar da Seletiva e, com mais receita, planejar os próximos anos. Entendo futebol como um negócio em que o Americano tem tudo para ser o maior do interior do Rio: Centro de Treinamento (CT) de ponta, estádio de ponta e teremos gestão de ponta — prometeu.
Atualmente, uma comissão de obras do Americano acompanha os trabalhos no novo Godofredo Cruz. O contrato firmado com a Imbeg Engenharia tem prazo previsto para agosto deste ano, podendo ser prorrogado em até 180 dias.
— Já entraram na fase de acabamento das partes internas, como banheiros e vestiários, e acreditamos que a empresa vai cumprir o prazo, que deve chegar ao último trimestre desse ano. O torcedor alvinegro, assim como eu, espera ver a próxima Seletiva em nosso estádio. A ansiedade de todos é a mesma — disse Vagner.
Na parte econômica, um dos planos do próximo presidente é intensificar a participação de torcedores na Timemania. Quando o Americano é marcado como time do coração na loteria, há reversão de verba para o clube. Vagner também planeja intensificar os trabalhos na formação de atletas:
— A Canomania é uma excelente oportunidade de aumentarmos receita em curto prazo; analisar as despesas correntes, para termos um clube enxuto e viável financeiramente. O futebol vai se bancar com suas próprias receitas. Teremos calendário para peneiras no clube. Campos e o Norte Fluminense sempre foram celeiros de craques, e o Americano tem que ser a primeira opção da nossa região. O clube só voltará a brigar com os grandes quando apresentarmos algo diferente, na hora que voltarmos a revelar jogadores. Esse trabalho já começou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Família busca mulher desaparecida no Capão, em Campos

    Informações sobre Monique Peixoto, de 36 anos, podem ser enviadas para 22997206442

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Lula veta projeto que classifica o Norte e Noroeste Fluminense como semiárido

    Políticos e entidades das regiões reagem ao veto do presidente, já ambientalistas acreditam que há outras possibilidades

    Eduardo Paes visita Campos sem Wladimir

    Segundo o prefeito do Rio, ele veio à ExpoAgro a convite do prefeito de Campos, que foi se encontrar com Cláudio Castro e prefeitos da região em Santo Antônio de Pádua