Garotinho perde mais um recurso da Chequinho
25/03/2020 00:23 - Atualizado em 08/05/2020 18:06
Mais uma tentativa de suspender a ação penal contra o ex-governador Anthony Garotinho no âmbito da operação Chequinho foi negada. Em sessão virtual, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou provimento ao agravo regimental da defesa do político campista. O colegiado ratificou a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, que no mês passado liberou o julgamento em segunda instância do ex-governador na ação.
Garotinho já foi condenado, em primeira instância, a 9 anos e 11 meses de prisão no que o Ministé-rio Público classificou como “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos na última eleição municipal. O processo estava prestes a entrar em pauta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, à época, a condenação em segunda instância poderia levar ao imediato cumprimento da pena. Após tentar, sem sucesso nas instâncias inferiores, a defesa de Garotinho foi ao STF.
Para suspender a ação, a defesa do ex-governador tem alegado suspeição de personagens envolvi-dos no processo, como promotor Leandro Manhães e o juiz Ralph Manhães, o que, até o momento, não prosperou. Em 2018, o ministro Ricardo Lewandowski recebeu o pedido de habeas corpus, sus-penso o tramite da ação. No mês passado, Lewandowski liberou para julgamento no TRE, uma vez que o STF mudou o entendimento quanto à prisão. O ministro ressaltou que o eventual cumprimento da pena, caso Garotinho seja condenado, só pode acontecer após o trânsito em julgado da ação.
A decisão de Lewandowski foi mantida pela 2ª Turma. O tramitação da ação está liberada e cabe ao TRE pautar o julgamento em segunda instância.
A condenação na primeira instância aconteceu no dia 13 de setembro de 2017. O juiz Ralph Manhães também determinou a prisão domiciliar do ex-governador à época. O político campista foi detido por agentes da Polícia Federal enquanto apresentava o programa Fala Garotinho, na rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Duas semanas depois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a medida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local