Petrobras e Prefeitura entram em acordo sobre heliporto do Farol
11/03/2020 21:25 - Atualizado em 24/03/2020 19:10
Rafael Diniz se reuniu com diretores da Petrobras
Rafael Diniz se reuniu com diretores da Petrobras / Divulgação
A Petrobras e a Prefeitura de Campos chegaram, nesta quarta-feira (11), a um acordo sobre a administração do Heliporto do Farol de São Thomé. Em reunião realizada na sede da estatal no Rio de Janeiro, que contou com a presença do prefeito Rafael Diniz, a companhia comunicou que concorda com o modelo de concessão proposto pelo município para continuar operando voos no heliporto.
— É um prazer receber aqui o prefeito e a delegação do município e reforçar a mensagem da Petrobras, do nosso compromisso com a região Norte do estado do Rio de Janeiro e o desenvolvimento dessa região. Nós temos a missão de explorar e produzir petróleo e gás natural no Brasil. Somos a empresa líder do Brasil nesse setor, e a nossa presença nos municípios do Rio de Janeiro que são zonas confrontantes com essa área de produção é muito importante — afirmou o diretor executivo de Relacionamento Institucional da Petrobras, Roberto Ardenghy.
A área onde funciona o heliporto do Farol foi cedida à Petrobras em 1994 por um período de 20 anos, prazo que se encerrou em 2014. A pedido da própria estatal, foi negociada com a Prefeitura de Campos uma solução do ponto de vista legal para que as operações continuem dentro da legalidade.
O prefeito Rafael Diniz reiterou seu compromisso em trabalhar pela manutenção das operações no heliporto, tendo, inclusive, se reunido com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e com comerciantes do Farol para debater o assunto.
— A todo instante eu venho defendendo um trabalho sério, responsável e correto da nossa gestão, entendendo a necessidade do modelo de concessão. E hoje a diretoria da Petrobras informou que concorda com este modelo, afirmando que essa forma de trabalho não trará prejuízo às suas operações no Farol. A Petrobras concorda plenamente com a forma como a gente vem trabalhando, de forma séria, responsável e correta. Nossa gestão trabalha para manter este importante investimento não apenas para o Farol, mas para a Baixada e também nossa cidade — destacou Rafael Diniz.
As negociações já acontecem há alguns meses, com a realização de várias reuniões com representantes da Petrobras e da Prefeitura de Campos. O acordo já vinha sendo encaminhado nas últimas semanas. Por meio de ofício endereçado ao prefeito Rafael Diniz no dia 13 de fevereiro, o gerente geral de Serviços de Suporte às Operações de E&P confirma “pleno entendimento do processo conduzido por essa Prefeitura no sentido de realizar a concessão do Heliporto do Farol de São Tomé”. O ofício destaca, ainda, que “o processo, da forma como está proposto e conduzido pela Prefeitura, não trará prejuízos à Petrobras, e, portanto, não temos nenhuma objeção a fazer”.
O prefeito criticou as notícias falsas que vêm sendo veiculadas, causando insegurança no comércio da cidade, especialmente no Farol. “Isso acaba mostrando a forma como outros vêm trabalhando, querendo o ‘quanto pior melhor’. Agora a gente continua com reuniões e tratativas para poder avançar e realizar esta concessão. Queremos manter o heliporto, que é um investimento importante para a Prefeitura, a Petrobras e nossa população, especialmente do Farol e da Baixada”, comentou.
Também participaram da reunião desta quarta-feira o procurador-geral do Município, José Paes Neto; o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vinicius Vieira; o secretário executivo do Comitê Gestor de Parceria Público Privada, Thiago Dias; o superintendente de Comunicação, Thiago Bellotti; e os diretores da Petrobras Fábio Sartori, Caroline Vollu, Fernando Borges e Gustavo Cotrim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local