Cineasta afirma que governo prejudica cinema brasileiro
20/02/2020 19:21 - Atualizado em 02/03/2020 14:18
O cineasta Kleber Mendonça Filho disse que o cinema do Brasil passa por um processo de sabotagem pelo governo federal. A fala foi feita na manhã desta quinta-feira (20), em encontro do júri com a imprensa no Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale.
O artista disse também que, apesar de viver seu melhor momento — 19 obras audiovisuais do festival têm produção brasileira —, o cinema do país também vive um período muito difícil. “Tenho sido muito bem recebido em vários lugares. Nos últimos três anos tenho viajado com meus filmes. Este é o melhor momento do cinema brasileiro em sua história”, disse o ele, que é um dos membros do júri, presidido pelo ator britânico Jeremy Irons.
“E é quando o cinema é desmantelado diariamente, quando passamos por momentos difíceis é que é o melhor momento para fazer filmes”, afirmou à imprensa internacional, destacando a importância de novos diretores retratarem a realidade atual do país e o drama pelo qual passa a cultura. “Vou continuar a fazer filmes e a dizer o que eu penso”.
“Estou preocupado [com a situação do cinema nacional]. Temos cerca de 600 projetos [audiovisuais] que atualmente estão congelados, por burocracia”, disse o diretor, em comentário sobre recente declaração do diretor da Berlinale, Carlo Chatrian, de que tem inquietude em relação ao futuro do cinema brasileiro. “Preciso agradecer Carlo, mas ele não é o único [a se preocupar]”, completou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Homem é encontrado morto com mãos amarradas próximo à usina São João, em Campos

    Homicídio foi registrado na noite dessa sexta-feira (3), na Estrada do Sem Terra, sentido Brejo Grande

    Após cancelamento da Fepe, Fundação Cultural de Campos repudia decisão da CDL

    Em nota divulgada neste sábado (4), FCJOL afirma que cancelamento é decisão exclusiva da CDL e destaca que alternativas propostas pelo município não foram consideradas

    Pesquisadora sofre acidente em trilha de Campos, passa a noite em mata e é resgatada

    Ela foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado após acidente em uma trilha na região do Imbé

    Família vive momentos de terror durante assalto em Campos

    Os assaltantes levaram R$ 92 mil em dinheiro, além de diversos objetos e um carro

    Corpo de adolescente encontrado no Rio Paraíba é velado em Campos

    Carlos Rafael tinha 15 anos e está sendo velado na Capela São José, no Cemitério do Caju; ele morreu nessa terça-feira após se afogar no rio