EUA reagem contra Brasil e Argentina tarifando o aço
02/12/2019 21:42 - Atualizado em 10/12/2019 16:13
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira em sua conta no Twitter que vai restaurar as tarifas do aço e alumínio brasileiros e argentinos. A medida é uma reação à desvalorização das moedas locais desses dois países.
Para o professor de Economia, Igor Franco, a decisão de Trum traz logo um impacto negativo. “Tarifas de importação são impostas com objetivo de diminuir a competitividade de um bem ou serviço. Assim, o aço brasileiro se tornou mais caro e menos atrativo ao comprador americano, reduzindo as exportações desse tipo de bem”, observou.
Igor Franco, porém, ao mesmo tempo relativiza o impacto da medida. “Diversos analistas do setor avaliam a medida como de baixo impacto, uma vez que as siderúrgicas brasileiras já não possuem grandes receitas com a venda do aço para o mercado americano. Inclusive as ações do setor fecharam com alta por noticias positivas no mercado chinês”, avaliou.
— Uma preocupação maior é com a extensão dessa prática. A imposição de tarifas pode chegar a outros produtos? Uma vez que esse movimento foi lido como um afago de Trump ao mercado interno americano produtor de aço, podemos ver outros atos de populismo tarifário — acrescentou.
Igor avalia que restou aprendizado com o episódio. “As relações entre países são superiores a eventuais afinidades pessoais entre presidentes. Precisamos tratar de maneira mais institucional a relação entre Brasil e EUA. Diplomacia comercial não se restringe ao Twitter”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Empreendimento na Baixada deve gerar mais de 36 mil empregos diretos

    O loteamento de 8 milhões de metros quadrados foi apresentado ao prefeito Wladimir Garotinho

    Mulher que foi atropelada na BR 101 morre no Hospital Ferreira Machado

    A vítima, de 63 anos, teve trauma abdominal e parada cardiorrespiratória; a mulher andava pela rodovia quando foi atingida por um carro

    Sargento de folga é assassinado a tiros durante assalto em bar de Campos

    Ele estava em um bar no bairro Usina São João quando o local teria sido alvo de assaltantes na noite dessa sexta-feira (11)

    Feijoada da Folha reúne políticos, empresários e outros convidados de Campos e região

    A 32ª Feijoada do Grupo Folha de Comunicação aconteceu no último sábado (5), no Rancho Gabriela

    Washington Reis se lança a governador após Castro confirmar demissão

    Presidente do MDB afirmou que Wladimir seria vice dos sonhos e que está de braços para recebe-lo no partido