Igreja São João Batista, no IPS, vai completar 100 anos dia 20/11
12/11/2019 16:22 - Atualizado em 26/11/2019 14:30
JPimentel/Divulgação
Será realizado na próxima semana o tríduo preparatório para o centenário da Igreja São João Batista, no bairro IPS, em Campos. A programação começará no domingo (17) e se estenderá até quarta-feira (20), dia em que serão completados os 100 anos.
No domingo, está marcada para as 19h uma missa com o bispo emérito Dom Roberto Gomes Guimarães, além de inauguração de um mosaico. Na cantina especial haverá estrogonofe. O show da noite será da banda Via de Amor. Na segunda-feira (18), o padre Fábio de Melo ministrará missa às 19h. Na cantina, mocotó. Show de Júlio Motta.
Na terça (19), missa às 19h com o padre Gilson da Silva Motta. A história integrante do centenário será apresentada em slide. Churrasco na cantina, e show da banda Pequeninos do Senhor. Já na quarta-feira, o bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, celebrará missa solene às 9h. Um café comemorativo acontecerá a partir de 10h30, com música ambiente.
História — Integrante da Diocese de Campos, a Igreja Matriz da Paróquia de São João Batista foi construída em 1919, no período em que um surto de gripe espanhola espalhava-se em vários países, inclusive o Brasil. O imigrante italiano João Batista Paravidino, morador do bairro do Capão, foi acometido pela doença, além de outros sete familiares. Correndo risco de morte, valeu-se de sua fé na intercessão de São João Batista junto a Deus, prometendo construir uma capela em honra ao santo, o que foi cumprido após todos se salvarem, algo raro entre os acometidos pela doença na época. Os festejos inaugurais da capela reuniram cerca de 8 mil pessoas. Foi formada ainda a Irmandade São João Batista, responsável pela administração.
— A partir daí, muitas pessoas passaram pela história da Capela São João Batista. Dentre tantas figuras marcantes, há de se destacar a pessoa de dona Júlia Benzi Paravidino, que animava os festejos do padroeiro; a irmã Zilda de Castro, religiosa salesiana que promovia a catequese infantil; dona Luiza Degel Tavares, senhor Fernando Amorim Miranda, dona Anita Barreto, o senhor João BatistaGomes, entre muitos outros — disse o diácono permanente Luis Kleber Paravidino Junior.
Em 05 de março de 1995, com a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a capela passou a integrá-la,. Foi promovida a reitoria em 2007 e a paróquia em 2010, sob o pastoreio de Dom Roberto Guimarães e com o padre Gilson Motta como primeiro pároco. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio