Edital para construção de rodovia ligando o Açu à BR 101 será publicado em 2020
Arnaldo Neto 07/10/2019 22:05 - Atualizado em 10/10/2019 14:24
O subsecretário de Concessões e Parcerias da secretaria de estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Gilmar Viana, realizou uma visita técnica para conhecer o traçado da futura rodovia RJ 244, que irá conectar o Porto do Açu à BR 101. A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), acompanhou a visita, que aconteceu ontem. A expectativa é que o edital para a construção da nova rodovia seja publicado no primeiro trimestre de 2020 e que o acesso esteja concluído em 2024.
Os estudos para a implantação da nova rodovia já foram finalizados e o próximo passo é a realização de audiências públicas para apresentação do projeto aos municípios de Campos e SJB, seguido pela publicação de edital para seleção da empresa para construção e concessão do trecho, que contará com 43 km de extensão.
— A futura RJ 244 vai consolidar a infraestrutura do complexo industrial do Açu. Será uma rodovia moderna, diferenciada e de grande relevância para a industrialização da região Norte Fluminense — afirmou Gilmar Viana.
A prefeita Carla Machado lembrou da importância de alternativas para reduzir o fluxo na rodovia federal que corta o município. “São João da Barra precisa ter a BR 356 menos impactada e é urgente que se encontre uma solução para o fluxo de veículos pesados na única rodovia de acesso ao nosso município. Sua duplicação tem sido reivindicada por nós constantemente em Brasília. O Porto já está conectado com o mundo e precisa se ligar ao país através de ferrovias e rodovias, a fim de cumprir sua finalidade de receber e escoar produtos”, afirmou Carla.
Além de percorrer o trecho onde será instalada a nova rodovia, o subsecretário conheceu a infraestrutura do Porto do Açu e os potenciais do maior complexo portuário, industrial e de energia da América Latina.
O posicionamento estratégico do Porto do Açu, localizado próximo aos poços de produção da Bacia de Campos, o calado para receber os maiores navios do mundo e a retroárea que possibilita a expansão industrial são pontos positivos do empreendimento. No entanto, o difícil acesso terrestre é um gargalo logístico.
Como lembrou a prefeita sanjoanense, existe uma cobrança constante em Brasília pela duplicação da BR 356, bem como a construção da EF 118, ferrovia que ligará o Rio de Janeiro ao Espírito Santo, beneficiando, também o terminal portuário. Outra obra que abriria um caminho mais rápido entre o território capixaba e o Porto do Açu é a Ponte da Integração, que ligará SJB a São Francisco de Itabapoana. Iniciada em 2014, no governo Luiz Fernando Pezão (MDB), a construção foi iniciada e paralisada diversas vezes. Até o momento, o governador Wilson Witzel (PSC) não deu nenhum posicionamento sobre o reinício da obra.

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