TRF rejeita ação de Rafael contra "venda do futuro"
Aldir Sales 16/09/2019 21:34 - Atualizado em 20/09/2019 14:18
Rafael Diniz
Rafael Diniz
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) manteve a decisão de primeira instância que rejeitou os argumentos de uma ação popular movida em 2015 pelo então vereador e atual prefeito Rafael Diniz (Cidadania) contra a ex-prefeita Rosinha Garotinho (Patri) e o ex-secretário de Governo Anthony Garotinho (sem partido) por causa da “venda do futuro”. A Prefeitura de Campos informou que a decisão não muda as regras atuais para o pagamento da dívida.
A ação, movida, além de Rafael, por Marcão Gomes (PL), Nildo Cardoso (DEM), José Carlos (DC) e Fred Machado (Cidadania), pedia a extinção do contrato de cessão de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o ressarcimento aos cofres públicos pelo casal Garotinho. O argumento era de que a operação causa prejuízo aos cofres públicos do município em razão do deságio aplicado, ilegalidade na dispensa da licitação e não observância do limite de cessão previsto pelo Senado.
No entanto, os desembargadores do TRF-2 mantiveram a decisão anterior da juíza Flávia Rocha Garcia, da 2ª Vara Federal de Campos. Ela registrou, na sentença, que o Senado abriu exceção para que Estados e municípios pegassem empréstimos com valor acima do que era permitido de comprometimento de verbas futuras. O contrato firmado pelos Garotinho previa cessão de R$ 308,8 milhões de receitas futuras dos royalties e participação especial do petróleo em troca de R$ 200,9 milhões transferidos pela CEF para a conta da Prefeitura em 2015.
De acordo com a assessoria jurídica do prefeito, a ação tinha a ver com a segunda “venda do futuro”. “Como a assessoria entendeu que houve a perda do objeto, com a realização da terceira ‘venda’, sequer apresentamos recurso. O processo subiu ao TRF-2 por imposição legal e a sentença foi mantida.
A decisão liminar que reconheceu a irregularidade da terceira ‘venda do futuro’ continua válida e o processo continua a tramitar na Justiça Federal do Rio”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio