Expectativa de vendas de doces de São Cosme e Damião
Paulo Renato do Porto 25/09/2019 21:20 - Atualizado em 30/09/2019 14:16
Venda de doces cresce às vésperas do festejo
Venda de doces cresce às vésperas do festejo / Genilson Pessanha
Um cenário de alegria e o corre corre de crianças emolduram alguns bairros e as ruas na disputa de balas, suspiro, maria-mole, pirulito, bombom, paçoca, pé de moleque, pipoca, dentre muitas outras guloseimas. É a imagem que ainda sustenta a tradição, preservada por devotos de São Cosme e Damião que distribuem doces no dia 27 de setembro em que se comemora os santos gêmeos. Em Campos, o comércio especializado também festeja o aquecimento das vendas no período.
Na região do Mercado Municipal, casas como o Esquinão dos Doces registram movimento diferenciado a esta época do ano, não sem algumas ressalvas. “Nos últimos anos essa tradição caiu muito, mas não posso reclamar porque está dentro de nossas expectativas”, disse o proprietário Gilson Soares de Souza.
“Mas há uma expectativa ainda maior para amanhã. Existe aquela história de que o brasileiro deixa tudo para a última hora e vamos ficar na torcida para que aconteça o mesmo este ano”.
O período entre setembro outubro é também aquecido pelas vendas no Dia das Crianças. Assim, o estoque das lojas especializadas começa a receber reforços para atender toda a demanda que surgir durante os dois meses, que faz do bimestre uma etapa do ano mais rentável para o setor. “Fizemos algumas contratações temporárias para este período até 12 de outubro. O movimento tem sido muito bom como ocorre sempre neste período. Mais cedo isso aqui mais parecia um formigueiro de tanta gente”, disse a gerente da loja Ki Doces, na Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa).
Entre os devotos dos santos gêmeos, a doméstica Elizabeth de Cássia, montava os saquinhos de doces e bolos que distribui na sua casa, no bairro do Caju.
“É uma tradição de família, que vem de meus pais e em procuro manter. Faço minhas orações, para que meus netos e todas as crianças tenham toda proteção porque a criança traz uma energia muito boa, muito pura. E eles são o futuro do nosso Brasil, não é isso?”, explicou dona Elizabeth.
Outro devoto, o empresário Carlos Jorge Fonseca Silva, Parque Nova Brasília, comprava sacolas de doces para fazer a alegria da criançada em seu bairro. "Sou devoto e procuro manter essa tradição que não pode morrer", afirmou. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio