Tabata e dissidentes suspensos no PDT
- Atualizado em 17/07/2019 21:51
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou nesta quarta-feira a suspensão das atividades partidárias da deputada federal Tabata Amaral e de outros sete parlamentares do partido que contrariaram a direção da legenda e votaram pela aprovação da reforma da Previdência.
Além disso, sem a presença do candidato a presidente em 2018 e vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, Lupi e membros da Executiva nacional do partido se reuniram em Brasília e começaram a discutir a abertura de processos disciplinares contra os oito deputados. A expectativa é de que o rito dure de 30 a 40 dias que pode terminar com a expulsão do grupo.
Segundo Lupi, a punição aplicada impede que os parlamentares “falem em nome” do PDT ou utilizem a estrutura da legenda. O líder na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), será orientado a pedir a retirada dos dissidentes das comissões na Casa.
— Os oito parlamentares estão com as suas atividades partidárias e de representação na Câmara suspensas. Nenhum desses oito pode falar em nome do partido, ter função em nome do partido ou participar da direção do partido até a decisão final do diretório nacional — declarou Lupi.
Tabata e os colegas que votaram a favor da reforma não participaram da reunião partidária. O presidente do PDT disse acreditar que a Comissão de Ética entregará o relatório no prazo mínimo de 45 dias, o que possibilitaria a convocação da direção nacional, a quem cabe decidir ou não pela expulsão, entre setembro e outubro.
O pedetista também observou que o julgamento deixa a legenda em um dilema, pois a expulsão é considerada por muitos internamente como uma forma de “premiação”. “A pessoa força a expulsão a vai para onde quer”, justificou Lupi.
Por outro lado, destacou ele, se o partido não punir com severidade aqueles que contrariarem uma determinação do comando da sigla, isso poderia desmoralizar a instituição. “Significa dizer: para que serve partido? Não é (uma decisão) simples. Por isso que a gente vai esperar a Comissão de Ética amadurecer”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    Ex-zagueiro Sivaldo, ídolo do Americano, morre aos 63 anos

    Ex-atleta jogou na década de 80; não há informações sobre a causa da morte

    Quissamã exonera secretários após ação judicial por nepotismo

    Exonerações atendem a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)

    Wladimir anuncia programação de aniversário da cidade de Campos

    Estão previstas inaugurações em várias áreas do município, que completa 190 na próxima sexta-feira (28)