Hospital Ferreira Machado realiza quinta captação de órgãos em cinco meses
20/07/2019 15:48 - Atualizado em 24/07/2019 13:56
  • Captação de órgãos no HFM

    Captação de órgãos no HFM

  • Captação de órgãos no HFM

    Captação de órgãos no HFM

Neste sábado (20), o Norte Fluminense Transplante (NF-Transplante), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), vinculado ao Hospital Ferreira Machado (HFM), fez a quinta captação de órgãos em cinco meses. O doador tinha 56 anos e teve morte encefálica, sendo retirados córneas, rins e fígado.
A retirada de órgãos não depende do hospital, mas do doador, que deve tomar a decisão ainda em vida e anunciá-la aos seus familiares, ou por autorização da própria família. Segundo o coordenador do NF-Transplante, o médico Luiz Eduardo Castro, a doação foi sugerida pela equipe médica e a decisão foi tomada pelos familiares da vítima.
— A família autorizou. Conversamos com a ex-esposa e filhos da vítima sobre a possibilidade e eles concordaram com a doação. É uma situação que deve ser conversada no meio familiar, para quando acontecer um caso de morte encefálica, ter a possibilidade de doação — afirmou.
O NF-Transplante fez a segunda captação em menos de dois meses. Números relevantes, segundo o coordenador. “É um desempenho bastante razoável. As pessoas estão compreendendo mais a questão da doação e as equipes estão participando muito mais ativamente. Esperamos que continue desta forma, já que muitas pessoas estão aguardando em fila de espera”, disse.
O Norte Fluminense Transplante é pioneiro nas ações e procedimentos pró-transplantes no interior do estado do Rio de Janeiro, junto ao Programa Rio Transplantes. Enfermeiros e profissionais do Bloco cirúrgico do HFM participaram do procedimento, que foi feito em conjunto com o Programa Estadual.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    Ex-zagueiro Sivaldo, ídolo do Americano, morre aos 63 anos

    Ex-atleta jogou na década de 80; não há informações sobre a causa da morte

    Quissamã exonera secretários após ação judicial por nepotismo

    Exonerações atendem a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)

    Wladimir anuncia programação de aniversário da cidade de Campos

    Estão previstas inaugurações em várias áreas do município, que completa 190 na próxima sexta-feira (28)