Nildo Cardoso é o entrevistado do Folha no Ar desta quinta-feira
Virna Alencar 27/06/2019 07:55 - Atualizado em 02/07/2019 16:04
O superintendente de Abastecimento de Campos, Nildo Cardoso, foi o entrevistado da primeira edição do programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, desta quinta-feira (27). Na oportunidade, ele falou sobre o projeto para a reativação da antiga Central Estadual de Abastecimento (Ceasa), que será transformada no Polo Agroalimentar do Norte e Noroeste Fluminense – Central de Abastecimento de Campos (Ceascam), em Guarus. O galpão conta com 2.400 metros (m²) de área, que será totalmente reformada, sendo 8 mil m² já construídos. Nildo afirmou que o projeto, iniciado em 2017, já passou pela secretaria de Obras e, no momento, está em fase de licitação. A expectativa é de que, em até 45 dias, o processo esteja na praça para Tomada de Preço (TP) – momento em que se ocorre a escolha do fornecedor mediante a oferta de preços.
Segundo Nildo, a ideia é fazer com que a Ceascam seja um importante ponto de apoio para agricultura familiar e o produtor rural tenha suporte para conseguir distribuir seu produto para outras regiões. “O maior problema de Campos sempre foi a questão do abastecimento, do escoamento da produção e, por isso, a região não avança mais. Hoje, temos terra demais e produção de menos, temos água e não temos como escoar. Essa motivação, que foi perdida ao longo do tempo pelo produtor, estamos tentando resgatar o mais rápido possível. Não tenho dúvida de que o Ceascam vai ser a mudança do século, o produto vai chegar à mesa do campista com 20% a menos do que chega hoje e vai haver uma geração de empregos nunca vista”, declarou.
O superintendente citou como exemplo os Ceasa nos municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul, que são reconhecidos no país. “São 50 mil pessoas que circulam terça e quinta dentro do Ceasa em Porto Alegre. Se você analisar o orçamento de Caxias do Sul, é um município com meio milhão de habitantes, sem royalties, mas tem o orçamento maior do que Campos e é o maior produtor de hortaliças do Brasil. Nós temos abacaxi, abóbora, maxixe, aipim, quiabo, ou seja, produzimos muito, mas não temos como escoar, senão você cai na mão do atravessador e ele é quem vai ganha o dinheiro”, acrescentou.
O superintendente disse pretender realizar, ainda este ano, a primeira audiência pública na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e, posteriormente, uma apresentação pública do projeto no próprio galpão da Ceascam.
Confira a entrevista:
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Detenta de 19 anos é encontrada morta no presídio feminino de Campos

    De acordo com a Seap, Vanessa Jesus de Almeida, que era moradora de Macaé, estava no isolamento do presídio por suspeita de tuberculose; neste domingo, presas atearam fogo em colchões após demora na retirada do corpo pelo rabecão

    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é internado no HFM

    A informação foi confirmada na unidade hospitalar e também pela assessoria; ele deu entrada na manhã desta quarta-feira (26) por "intoxicação exógena por veneno"

    Ex-zagueiro Sivaldo, ídolo do Americano, morre aos 63 anos

    Ex-atleta jogou na década de 80; não há informações sobre a causa da morte

    Quissamã exonera secretários após ação judicial por nepotismo

    Exonerações atendem a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)

    Wladimir anuncia programação de aniversário da cidade de Campos

    Estão previstas inaugurações em várias áreas do município, que completa 190 na próxima sexta-feira (28)