Fernando da Silveira e Rafael Crespo Machado no Folha no Ar
Paula Vigneron e Catarine Barreto 07/05/2019 07:49 - Atualizado em 15/05/2019 20:44
  • Rafael Crespo fala sobre Congresso Jurídico

    Rafael Crespo fala sobre Congresso Jurídico

  • Fernando da Silveira conta trajetória

    Fernando da Silveira conta trajetória

Professores e advogados, Fernando da Silveira e Rafael Crespo Machado foram os convidados da primeira edição do programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, desta terça-feira (7). Os entrevistados comentaram sobre a programação do 3º Congresso Jurídico, no Centro Universitário Fluminense (Uniflu), que acontece desta terça até sexta-feira (9) e será encerrado com uma homenagem aos 90 anos de Fernando da Silva, que recordou passagens de sua trajetória pessoal e profissional. A primeira edição do Folha no Ar desta quarta-feira (8) receberá a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima. O programa vai ao ar das 7h às 8h45.
Um dos organizadores do Congresso, Rafael Crespo explicou que o evento é gratuito e não requer inscrição prévia. “Para participar, basta a pessoa comparecer à antiga Faculdade de Direito de Campos, se acomodar em nosso auditório e assistir às palestras pelas quais elas têm interesse”, reforçou Rafael.
A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça, no auditório do Uniflu, com palestras do juiz Eron Simas (juiz da 1ª Vara Cível de Campos) e Cristiano Miller (presidente da OAB/Campos) sobre os três anos de vigência do novo Código de Processo Civil. As atividades são realizadas sempre na parte da manhã, às 10h15, e à noite, a partir das 19h30.
O encerramento será a homenagem ao professor Fernando da Silveira. Prestes a completar 90 anos, o advogado, jornalista e professor, cujo aniversário será no próximo dia 26, recordou, no programa, momentos das trajetórias pessoal e profissional. Citando o jornalista Hervé Salgado Rodrigues, Fernando contou que o segredo é “gostar de gente”. “Nisso, João Evangelista tem muita razão quando diz: ‘Aquele que não ama o próximo que vê, como poderá amar a Deus, que não vê?’”, disse.
Nascido em Campos, o professor saiu da cidade e foi para o Rio de Janeiro em 1949. Ele trabalhava no jornal Monitor Campista e passou a atuar em O Radical. Um ano depois, Fernando serviu ao Exército e, em 1951, foi para o Diário Carioca. Ele se recordou de uma passagem pela redação do jornal.
— Cobri uma greve dos marítimos, no Diário Carioca, em 1953, e vi que os grevistas tinham razão. E meu amigo Luiz Paulistano, o homem que trouxe o sublead para o Brasil, disse que eu estava atendendo àquela gente e que não podia, e eu acabei confirmando que eles realmente estavam sendo prejudicados. Fiquei com pena dos marítimos, mas tive que mudar a história no final, para não perder meu emprego.
Com relação à Ditadura Militar, que durou de 1964 a 1985, o professor explica que, na visão dele, nem mesmo as maiorias dos componentes das Forças Armadas eram a favor da tortura. “Eu escrevi um conto e denunciei a tortura, que é algo abominável. Acredito que mesmo os componentes, em sua maioria, abominavam a tortura”.
Programação — Na noite desta terça, será realizado um debate, com o promotor Marcelo Lessa e com o juiz Paulo Maurício Simão Filho, sobre o pacote anticrime, um projeto de lei apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
Nesta quarta-feira, às 10h15, palestra do promotor de Justiça Luiz Claudio Carvalho Almeida sobre a Curatela a partir da Lei Brasileira de Inclusão. Em seguida, o também promotor Victor Queiroz falará sobre Justiça Itinerante e Cidadania: as experiências em Campos dos Goytacazes.
Ainda na quarta, às 19h30, haverá a realização de um debate sobre o tema Redes Sociais em Foco, com as participações do jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, do professor universitário Igor Franco e da doutora em Sociologia Política Sana Gimenez, com mediação do jornalista Ricardo André Vasconcelos. Na quinta-feira (9), às 10h30, Rafael Crespo fará uma análise da Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Às 20h, palestras do vice-presidente da OAB/Campos, Christiano Fagundes, e a advogada Léa Paiva sobre reflexos da Reforma Trabalhista para o empregado doméstico.
 Confira a entrevista:
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Loja Top 20 é inaugurada no Centro de Campos

    Uma grande fila de consumidores foi registrada no entorno do novo comércio

    Identificado o pescador que foi encontrado morto no Rio Ururaí

    Júlio César Carvalho, de 56 anos, tinha desaparecido no rio; barco foi visto abandonado por moradores

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação