Morre, aos 90 anos, cineasta Agnès Varda
29/03/2019 14:41 - Atualizado em 03/04/2019 17:19
Divulgação
Agnès Varda, cineasta belga radicada na França, morreu na madrugada desta sexta-feira (29), aos 90 anos, disseram membros de sua família. Segundo um comunicado, ela morreu em casa, cercada pela família e amigos. A causa foi um câncer.
Varda foi uma das vozes da nouvelle vague, movimento que marcou o cinema francês contestatório dos anos 1960 e influenciou gerações que viriam depois. A filmografia da diretora inclui títulos como “Cléo das 5 às 7” (1962), “As duas faces da felicidade” (1965) e “Os renegados” (1985), pelo qual ganhou um Leão de Ouro no Festival de Veneza.
Ela também foi indicada ao Oscar em 2018 pelo documentário “Visages villages”, sobre sua jornada pelo interior da França, ao lado do artista JR, para fazer retratos e colher histórias de moradores de vilarejos. Varda perdeu para “Ícaro”, investigação sobre o sistema antidoping na Rússia, mas ganhou um prêmio honorário da Academia.
A cineasta era figura frequente no Festival de Cannes, onde apresentou mais de uma dúzia de filmes entre 1958 e 2018. Ela participou duas vezes do júri da mostra e ganhou uma Palma de Ouro em 2015, pelo conjunto da obra.
Seu trabalho mais recente foi a série em documentário “Varda par Agnès”, que a mostra discutindo sua obra diante de um público ao vivo.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Edital do concurso público da Uenf é divulgado e inscrições estão abertas

    As inscrições poderão ser feitas a partir desta segunda-feira (12) até dia 10 de junho; a prova será realizada no dia 17 de agosto

    Bandidos armados rendem família de empresário e roubam R$ 90 mil em Donana, na Baixada Campista

    Além do dinheiro, outros pertences foram roubados da casa do empresário, que é do ramo da construção civil, como joias, celulares e até pássaro; suspeitos ainda não foram identificados pela Polícia

    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Grupo de Wladmir com nomes para deputado estadual e federal

    Expectativa é de três candidaturas à Assembleia Legislativa; para a Câmara dos Deputados, indefinição do prefeito deixa cenário incerto

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício