Chafariz belga é alvo de vandalismo e furto no Centro
Victor Azevedo 07/02/2019 20:22 - Atualizado em 11/02/2019 16:01
Tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), o chafariz belga, localizado na Praça Quatro Jornadas, no Centro de Campos, foi alvo de vandalismo e furto. Dois dos quatro leões que ficam na borda do monumento foram furtados, além de seis taças. A secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Campos já identificou o furto de peças e está fazendo levantamento para tomar as devidas providências.
O chafariz foi inaugurado em 13 de outubro de 1906 e foi um presente oferecido pela companhia inglesa Campos Syndicate Ltda. que, em 1905, se tornou a primeira empresa de fornecimento de água e serviço de esgoto de Campos. O monumento é uma réplica de um dos 100 chafarizes que o descobridor da América, Cristóvão Colombo, mandou fabricar. Atualmente, só existem dois no mundo, um em Campos e outro na Europa.
Ao longo do tempo, o chafariz sofreu deteriorações e foi constantemente vandalizado, com roubo de várias peças. Nos anos 90, acabou perdendo também seus principais adornos. A restauração mais recente do chafariz ocorreu em dezembro de 2013, quando foram instalados 30 bicos lançadores de água, em três níveis, com diâmetros de uma polegada e de 3/4, que projetam águas onduladas a quatro metros de altura; mais quatro motores bomba com vazão de pressão de 80 metros cúbicos/hora; bacia de acumulação de 180 mil litros de água filtros; módulo de energia; painel de comando; módulo de programação digital e dois exaustores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Loja Top 20 é inaugurada no Centro de Campos

    Uma grande fila de consumidores foi registrada no entorno do novo comércio

    Identificado o pescador que foi encontrado morto no Rio Ururaí

    Júlio César Carvalho, de 56 anos, tinha desaparecido no rio; barco foi visto abandonado por moradores

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Morre, em Campos, José Carlos Pereira Pinto

    A informação do falecimento foi confirmada na manhã desta quarta-feira (30)