MPF recomenda anular processo de concessão do Bartolomeu Lisandro
04/02/2019 21:30 - Atualizado em 07/02/2019 14:45
Aeroporto Bartolomeu Lisandro
Aeroporto Bartolomeu Lisandro / Divulgação
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao prefeito de Campos, Rafael Diniz, ao procurador-geral do município José Paes Neto e ao presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) Carlos Vinícius Viana Vieira, a anulação imediata da licitação (Concorrência nº 002/2018) que concede, à iniciativa privada, a implantação, operação e manutenção da estação prestadora de serviços de telecomunicações e tráfego aéreo do Aeroporto Bartolomeu de Lisandro no município. O processo foi concluído no último dia 18, com a publicação no Diário Oficial da concessão à Infra Construtora e Serviços Ltda. A Prefeitura nega qualquer irregularidade na concessão.
De acordo com a Procuradoria Geral do Município de Campos, “foram seguidos, rigorosamente, todos os padrões de transparência previstos na legislação, tendo a anuência do governo federal à época. O município vai esclarecer todos os trâmites do processo licitatório, deixando claro o cumprimento das exigências legais e acredita que o Ministério Público Federal (MPF) vai rever a recomendação de anular uma parte do processo de concessão do Aeroporto Bartolomeu Lisandro”.
Já o MPF considera que a implantação, operação e manutenção da estação prestadora de serviços de telecomunicações e tráfego aéreo do aeroporto constitui serviço público federal, não delegado ao município no Convênio de Delegação nº 134, de 11 de outubro de 2013, e que, portanto, não cabe ao município concedê-lo. Também foi recomendado que se exclua de futuras licitações a concessão de operações de tráfego aéreo no aeroporto.
Ainda de acordo com o MPF, caso as autoridades administrativas da cidade, cientificadas agora da ilegalidade do processo, se omitam ou deixem de atuar para anular a licitação, cometerão ato de improbidade administrativa. Nesse caso, o MPF poderá tomar as medidas judiciais cabíveis. O município tem um prazo de 10 dias para responder a recomendação.
A Prefeitura de Campos informou, ainda, que com o processo de concessão, o aeroporto de Campos vai receber “investimentos que somam R$ 98 milhões, sendo R$ 28 milhões nos primeiros cinco anos de concessão. No processo de modernização, iniciado em 2017, o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, que operava apenas com a Azul e a Petrobras, recebeu novas empresas como: CHC, Shell e Líder Táxi Aéreo. A movimentação diária no aeroporto é de 450 pessoas, a maioria para embarque e desembarque offshore”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas