Rema Barra teve início no Cais do Imperador
10/01/2019 18:59 - Atualizado em 17/01/2019 15:29
O projeto Rema Barra foi iniciado, nesta quinta-feira, no Cais do Imperador. Os 20 inscritos tiveram aulas práticas e teóricas simultaneamente no rio Paraíba do Sul. Ainda há tempo de interessados fazerem suas inscrições, para isso, devem comparecer à Coordenação Municipal de Juventude, na rua São Benedito, 139 – altos - Centro, das 9h às 17h. É necessária a apresentação de cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico.
Para praticar o esporte basta apenas ter vontade de aprender a remar. De acordo com o coordenador do projeto Rema Campos, bombeiro Dimisson Nogueira, não são exigidos condicionamento físico e nem mesmo saber nadar, pois com a prática o ganho será automático. Durante as aulas os alunos aprenderão a remar com o uso dos braços, tronco e pernas para movimentar o barco.
— É importante que saibam que a maior força na remada está na perna, e corresponde a 70% da força, e 20% no tronco (lombar e abdômen) e apenas 10% nos braços, desmistificando a teoria de que o praticante fica musculoso — disse Dimisson, acrescentando que, em dois dias, os aprendizes estarão aptos a remar sozinho. Já para a prática em nível de competição é preciso ter um ano de treinamento, além, é claro, de talento.
O remo é um esporte completo, que trabalha o corpo inteiro e é benéfico à saúde, pois trabalha os sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, proporcionando qualidade de vida, e ainda pode ser praticado por qualquer faixa etária.
O jovem sanjoanense Guilherme Constantino, 14 anos, disse estar participando por incentivo da mãe. “O bom do remo é o contato com a natureza. Já pratico surf, skate e gosto bastante de nadar no Paraíba. A prática do esporte faz bem à saúde”, pontuou.
A parceria da Associação de Remo de Campos com a Prefeitura acontece desde o segundo governo da prefeita Carla Machado, lembrou Dimisson. “Estamos satisfeitos por desenvolver este ano o projeto Rema Barra, destaco que não são todas as cidades que tem o privilégio de ter um rio cortando, e a população tem acesso rápido”, finalizou.
A princípio as aulas acontecerão as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h, no Cais do Imperador. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação