Rede municipal com mais aulas de português e matemática
21/01/2019 11:49 - Atualizado em 21/01/2019 14:32
Divulgação - Supcom
Os estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da rede municipal de Campos agora terão mais aulas de português e matemática. O aumento na carga horária, de quatro para seis tempos semanais cada, visa melhorar o domínio dos alunos sobre as disciplinas básicas, recuperando a defasagem existente e nivelando à carga horária praticada na rede particular. A medida começa a valer já no início do ano letivo, marcado para 4 de fevereiro.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações pedagógicas realizadas pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Entre elas, estão as capacitações de professores, avaliações sistemáticas entre os estudantes, aulas de reforço e turmas de correção de fluxo.
O resultado detalhado do último Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017 comprovou o baixo nível de proficiência dos alunos da rede em português e matemática. O exame, anteriormente chamado de Prova Brasil, é aplicado pelo Governo Federal. De acordo com o subsecretário pedagógico, Rafael Damasceno, o desempenho dos estudantes é resultado de uma série de políticas equivocadas praticadas por anos, como a aprovação automática, a redução da carga horária das disciplinas e menor incentivo ao envolvimento dos responsáveis na educação.
Segundo a avaliação, entre os alunos do 5º ano que fizeram o Saeb, 70% não conseguem identificar assunto, opinião ou informação explícita em reportagens, letras de músicas e contos, assim como não interpretam humor em piadas e tirinhas. Também 70% não conseguiram converter uma quantia dada em moedas de 5, 25, 50 centavos e um real em cédulas de real ou determinar o horário final de um evento a partir do horário de início, dado em horas e minutos.
Entre os alunos avaliados no 9º ano, a situação não foi diferente. Cerca de 70% não conseguem identificar a ideia principal e finalidade em notícias, reportagens e resenhas ou determinar a porcentagem envolvendo números inteiros.
— O aumento da carga horária das matérias é um passo importante na redução da defasagem histórica dos nossos alunos. Com seis tempos semanais de cada, além de termos tantas aulas quanto a rede privada de ensino, trabalhamos também um processo de recuperação dos conteúdos, sedimentando os componentes básicos — avalia Damasceno.
Cemei — Outra novidade este ano é a criação dos Centros Municipais de Educação Integral (Cemei). O projeto-piloto será implementado nos antigos Cieps do Parque Aurora e no de Tocos. Nos Cemei, os estudantes contarão com um turno de aulas regulares e um segundo turno com oficinas temáticas, que visam atender os alunos em aspectos como cidadania, esportes e formação profissional. As escolas funcionarão das 7h30 às 16h30 e os estudantes contarão com três refeições. (A.N.)
Geral

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente em Campos

    Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação