Matheus Berriel
26/01/2019 15:06 - Atualizado em 31/01/2019 15:58
Divulgação
Faltando 48 dias para o Carnaval de Campos, previsto para acontecer em 16 e 17 de março, os representantes das escolas, dos blocos e bois pintadinhos ainda não sabem quanto receberão de apoio financeiro, nem quando a verba será disponibilizada. O motivo é a dificuldade de se conseguir patrocínio para a festa. De acordo com o presidente da Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), Marciano da Hora, na próxima terça-feira (29) haverá uma reunião no Teatro Municipal Trianon, com o prefeito Rafael Diniz e outros representantes do governo municipal, para serem definidas algumas questões.
Em dezembro do ano passado, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) publicou, no Diário Oficial do município, um edital de chamamento público e captação de patrocínio e apoio para a realização do Carnaval. “Os trâmites estão em andamento para questões relacionadas a propostas de possíveis parceiros. O prazo para a entrega das propostas se mantém aberto. Junto às agremiações, a Prefeitura de Campos se empenhou para criar a Comissão Oficial de Organização do Carnaval, e esta mesma Comissão veio, ao longo do ano, fazendo a triagem das que estavam aptas ou não a celebrar contrato com o órgão público ou receber verba através de leis de incentivo à cultura, por exemplo”, informou a FCJOL.
A empresa Ampla Visão foi contratada pela Aboipic, segundo Marciano da Hora, também com o intuito de procurar apoiadores. “Na realidade, a dificuldade de se buscar parceiros é muito grande. Mas, o governo está viabilizando parcerias, como conseguiu com o Sesc para realizar o verão no Farol e a Bienal do Livro. O governo se comprometeu a buscar parcerias para realizar o Carnaval”, afirmou Marciano.
Divulgação
Apesar do tempo curto, o presidente da Aboipic está confiante:
— Em virtude de não ter havido Carnaval nos dois últimos anos, a maioria das agremiações está com algumas coisas adiantadas. E nós já fizemos Carnaval com um mês. A gente acredita que vai dar tempo, sim. O setor de captação da Prefeitura está trabalhando muito para fazer o Carnaval na data que foi combinada. E como conseguiu aprovar a Lei Rouanet, a associação também está em busca, não está de braços cruzados. Foi montada uma força tarefa por parte da Prefeitura, da associação e das instituições para captar esse recurso — enfatizou.
Não há a mesma confiança por parte de quem coloca o Carnaval na rua.
— Ainda não recebemos nada. Estamos esperando essa reunião que vai ter, mais uma. Eles nunca definem nada. É difícil pra caramba. Na verdade, o que está adiantado nosso é samba-enredo, que nós gastamos para fazer, as coisas da bateria, algumas coisas que a gente adiantou. Mas, pouca coisa, porque não tem como adiantar com a cidade há dois anos sem ter Carnaval. Como que você confia? O governo parece que não gosta da cultura popular. É complicado, doloroso demais fazer Carnaval em Campos. Para fazer um negócio direito, bem feito, como a gente gosta de fazer, a gente precisa do dinheiro o mais rápido possível — disse o presidente da escola de samba Madureira do Turfe, Marcelo Velasco.
Ao todo, 19 agremiações estão aptas a desfilar em 2019. Blocos de samba do Grupo de Acesso: Juventude da Baleeira e Teimoso do IPS. Blocos do Grupo Especial: Os Psicodélicos, Unidos do Capão, Caprichosos de Guarus e Castelo do Parque Aurora. Escolas de samba do Grupo de Acesso: Tradição Alvi-Anil e Amigos da Farra. Escolas do Grupo Especial: Madureira do Turfe, Mocidade Louca, União da Esperança, Boi Sapatão e Ururau da Lapa. Bois pintadinhos: Boi Jaguar, Boi Guloso, Boi Travolta, Boi do Campo, Boi Arrastão e Boi K-Brunco. “Além destes, os bois Beira Rio e Zulu ainda estão em processo de negociação com a municipalidade, em virtude de algumas pendências”, informou Marciano da Hora.
As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros
Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação