Pescadores podem pedir seguro defeso
13/12/2018 22:14 - Atualizado em 17/12/2018 18:36
Os pescadores artesanais já podem entrar com pedidos do benefício federal, o seguro defeso. Muitos destes profissionais possuíam apenas o protocolo de Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) - que, após liminar conseguida pela Defensoria Pública da União (DPU), garante inclusão dos pedidos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os pescadores associados à colônias devem procurar as suas sedes. Já os que não são filiados, devem acessar o site do INSS para fazer o agendamento da entrega da documentação.
— Recentemente, estive em Brasília para dialogar e buscar apoio para a aceleração desse processo. O resultado foi positivo, o que vai beneficiar os pescadores artesanais. Todo pescador artesanal que tiver dúvidas, pode procurar a Superintendência de Pesca e Aquicultura (Rua Marechal Deodoro, nº 108, Centro) para ser atendido — explica o superintendente adjunto da Superintendência de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto.
Armando lembra as dificuldades que os pescadores enfrentavam quando tinham apenas o protocolo do RGP. “Ao serem incluídos os dados pelo INSS, primeiro passo para acessar o ‘seguro pesca’, o sistema atual ‘pede’ o número do RGP, mas no protocolo constam apenas nome e CPF. Então o pescador acaba não conseguindo acesso ao seguro defeso, já assegurado por liminar da Justiça Federal. Hoje, o acesso a este direito está garantido a pescadores de Campos e região e também aos demais de todo território nacional”, afirma José Armando. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local