Ministro do STJ manda soltar Joesley Batista e ex-executivos da J&F
12/11/2018 16:33 - Atualizado em 13/11/2018 10:02
Saída dos empresários da Superintendência da PF
Saída dos empresários da Superintendência da PF / Agência Brasil
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro, mandou soltar, nessa segunda-feira (12),o empresário Joesley Batista, da J&F, preso na operação Capitu, deflagrada pela Polícia Federal sexta-feira (9). Também foram beneficiados os demais presos, entre eles, o vice-governador de Minas e ministro da Agricultura de março de 2013 a março de 2014, Antônio Andrade, o deputado estadual pelo MDB de Minas Gerais, João Magalhães. De acordo com o ministro, os fatos já eram antigos e não justificavam prisão.
A Capitu é um desdobramento da Lava Jato e investiga suspeita de que a JBS, do grupo J&F, pagou propina para políticos do MDB em troca de medidas a seu favor no ministério da Agricultura em 2014 e 2015. Ao todo, 18 pessoas foram presas.
Nefi Cordeiro atendeu pedido da defesa de Joesley para estender os efeitos da decisão que, no domingo, já havia soltado o ex-secretário de Defesa Agropecuária Rodrigo Figueiredo, também preso na operação. O mandado de prisão contra o deputado cassado e ex- presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (MDB), também foi revogado. Porém, como já cumpre prisão na Lava Jato, ele não foi solto.
Disse Neri Cordeiro na decisão: “Realmente, se tendo entendido na decisão paradigma que não seriam contemporâneos os riscos arguidos e não sendo admissível prender por falta de colaboração do acusado, também em face dos requerentes incide igual ilegalidade na prisão”, disse o ministro, acrescentando que a investigação não está sob risco e que, por isso, as prisões seriam ilegais nesta fase.
A Capitu se baseou na delação do doleiro Lúcio Funaro, apontado como operador do MDB. Ele diz que a JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, deu R$ 30 milhões para o MDB. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio