Evento discute ativismo judicial
Victor de Azevedo 30/11/2018 21:49 - Atualizado em 03/12/2018 14:00
“O ativismo judicial nada mais é que uma arbitrariedade e merece ser combatido por defensores técnicos”. Esta é a opinião do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, que esteve na noite desta sexta-feira no teatro Trianon, em Campos, para debater o tema. Também participaram do evento quatro ministros do Superior Tribunal da Justiça (STJ): Paulo de Tarso Sanseverino, Marco Aurélio Buzzi, Paulo Moura Dias Ribeiro e Rogério Schietti Cruz. O prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), e a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (Podemos), também participaram do debate, além de procuradores e advogados.
O encontro também contou com a presença de alunos da Faculdade Metropolitana de São Carlos (Famesc), de advogados e promotores. Cada palestrante teve quinze minutos para expor suas ideias sobre o tema “Ativismo judicial na visão dos tribunais”. Logo no início de sua palestra, o ministro Marco Aurélio afirmou que teria uma visão crítica sobre o ativismo judicial.
— A atuação do julgador não é uma atuação livre, e sim vinculada ao direito positivo, a um direito aprovado pelo nosso Congresso Nacional, pelas Assembleias dos Estados e também pelas Câmaras de Vereadores A interpretação é um ato de vontade, mas é um ato vinculado aos Poderes e por isso reflete segurança jurídica a sociedade — ressaltou ao afirmar que processo não tem capa e sim conteúdo.
O prefeito Rafael Diniz comentou sobre a escolha de Campos para ser a sede do debate, que contou com a participação do procurador do município, José Paes Neto. “Agradeço por terem escolhido Campos para fazer esse importante debate, onde através do diálogo e independência dos Poderes, buscamos a harmonia e a eficiência na prestação de um melhor serviço público para a nossa população”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Homem é encontrado morto com mãos amarradas próximo à usina São João, em Campos

Homicídio foi registrado na noite dessa sexta-feira (3), na Estrada do Sem Terra, sentido Brejo Grande

Após cancelamento da Fepe, Fundação Cultural de Campos repudia decisão da CDL

Em nota divulgada neste sábado (4), FCJOL afirma que cancelamento é decisão exclusiva da CDL e destaca que alternativas propostas pelo município não foram consideradas

Pesquisadora sofre acidente em trilha de Campos, passa a noite em mata e é resgatada

Ela foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado após acidente em uma trilha na região do Imbé

Família vive momentos de terror durante assalto em Campos

Os assaltantes levaram R$ 92 mil em dinheiro, além de diversos objetos e um carro

Corpo de adolescente encontrado no Rio Paraíba é velado em Campos

Carlos Rafael tinha 15 anos e está sendo velado na Capela São José, no Cemitério do Caju; ele morreu nessa terça-feira após se afogar no rio