Witzel lidera com folga no interior
Aldir Sales 19/10/2018 23:40 - Atualizado em 22/10/2018 14:59
Os institutos Datafolha e Ibope divulgaram nesta semana pesquisas de intenção de voto para o Governo do Estado que mostram o candidato Wilson Witzel (PSC) com ampla vantagem para Eduardo Paes (DEM). De acordo com os levantamentos, no interior o ex-juiz federal mantém a tendência geral e possui vantagem de 36% e 26%, respectivamente.
De acordo com o Datafolha, o candidato do PSC soma dos 61% dos votos válidos no estado inteiro, quando são excluídos os votos em branco e nulo, contra 39% de Paes. No entanto, a sondagem revela que é no interior que Witzel possui maior aceitação do eleitorado, com 68% das intenções de voto, contra 32% do adversário. Essa diferença cai substancialmente na capital, onde Eduardo Paes foi prefeito por oito anos até 2016. No Rio de Janeiro Wilson Witzel possui 53%, enquanto o candidato do DEM soma 47%.
Já pelo Ibope, o ex-juiz tem 60% dos votos válidos, enquanto Paes chega a 40% em todo o estado. No entanto, o instituto também mostra a tendência de maior aceitação de Witzel no interior do que na capital. Fora do Rio e da Região Metropolitana, Wilson Witzel contabiliza 63% dos votos, contra 37% de Eduardo Paes, segundo a pesquisa. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o novato na política possui 55% diante dos 44% de Paes.
O Ibope também mediu a intenção de votos para presidência da República entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro. Também seguindo a tendência geral, Jair Bolsonaro (PSL) possui 65% contra 35% de Fernando Haddad (PT).
Wilson Witzel não recebeu o apoio oficial do presidenciável do PSL, mas cresceu na reta final do primeiro turno ao declarar apoio a Bolsonaro e fazer campanha com o filho dele, o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL). O levantamento do Ibope mostra que no segundo turno o eleitorado do ex-juiz é composto majoritariamente por pessoas que também declaram voto no capitão da reserva (84%).
Mesmo mantendo a neutralidade sobre a corrida presidencial, Eduardo Paes recebe no segundo turno, em grande parte, os votos de anti-bolsonaristas, em uma reedição do cenário nacional. Segundo a pesquisa, 62% das intenções de votos em Paes é composta por eleitores de Fernando Haddad, contra 38% de Bolsonaro.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 17 e 18 de outubro com 1.486 eleitores em 42 municípios. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos e o registro no TRE é o RJ-05090/2018.
Já a sondagem do Ibope foi feita entre os dias 15 e 17 de outubro com 1.512 eleitores em 43 municípios. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos e o registro no TSE é BR-01312/2018.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Bandidos armados rendem funcionários de posto de gasolina e levam malote com dinheiro, em Campos

    O assalto aconteceu na tarde desta terça-feira, na avenida 28 de Março; PM e Polícia Civil estão no local

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas