Clima quente no último debate
Aldir Sales 03/10/2018 10:20 - Atualizado em 04/10/2018 14:06
Reprodução de vídeo
O último debate entre os candidatos ao Governo do Estado, realizado na noite dessa terça-feira (2), pela TV Globo, começou morno, mas esquentou durante as quase três horas de programa, com vários pedidos de direito de respostas e embates que tiveram como alvos preferenciais o líder nas pesquisas, o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM), e o segundo colocado, Romário (Pode). Sem conseguir decolar nas pesquisas, Márcia Tiburi (PT) e Indio da Costa (PSD) partiram para o ataque e protagonizaram alguns dos encontros mais acirrados.
O primeiro duelo mais áspero aconteceu entre Indio e Wilson Witzel (PSC), que disputam os votos do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), líder nos últimos levantamentos no país e também no Estado do Rio de Janeiro. No entanto, foi apenas a partir do segundo bloco que Paes começou a sofrer os ataques. O primeiro a partir para cima do ex-prefeito foi Indio da Costa, que afirmou ter encontrado a previdência da capital “quebrada”. Indio ainda citou delações premiadas onde o candidato do DEM foi citado. Eduardo Paes negou as acusações. “Entendo seu desespero. Perdeu quase todo tempo de propaganda por dizer que eu sou ficha suja, o que eu não sou”.
Na sequência, Tiburi escolheu Paes para falar sobre combate à corrupção e lembrou sobre o episódio dos guardanapos, quando políticos, entre eles o ex-governador Sérgio Cabral, e empresários foram fotografados com guardanapos na cabeça em um restaurante de luxo em Paris. “Estou com saudade do Anthony Garotinho (PRP) para falar sobre a ‘gangue dos guardanapos’, da qual você fazia parte, estava lá junto com o Cabral”.
Em seguida, o ex-prefeito respondeu: “Sua saudade do Garotinho mostra como você gosta de um presidiário”, disse Paes, em referência também ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em Curitiba, condenado por corrupção no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo. Na tréplica, Tiburi chamou o adversário de “grosseiro”. “Muita gente que é presidiária é inocente. Você fala de presidiário, mas cuidado que isso pode acontecer na sua vida a qualquer momento”.
Conhecido pelo tom mais incisivo que o levou a ser mais conhecido do eleitorado fluminense justamente após o debate na Globo em 2014, Tarcísio Motta (Psol) se tornou coadjuvante em um cenário de diversas trocas de acusações na reta final. A principal delas aconteceu novamente entre Indio e Romário, que tiveram vários direitos de respostas concedidos por conta de ofensas pessoais.
Demonstrando nervosismo, o senador do Podemos protagonizou risadas do público ao se perder no raciocínio durante respostas, mas também, a exemplo dos tempos de jogador, mostrou ter a língua afiada ao chamar Witzel de “frouxo”, a exemplo do último debate na Record TV. O ex-juiz federal pediu direito de resposta e afirmou que sua atuação no magistério sempre foi honrada.
O encontro também ficou marcado pelas tabelinhas entre Paes e Pedro Fernandes (PDT), que se repetiram mais de cinco vezes e arrancaram risadas da plateia.
Ao final, Eduardo Paes pediu direito de resposta sobre as considerações finais de Indio para dizer que o candidato do PSD não será secretário na sua gestão e foi acompanhado por Tarcísio. “Pela primeira vez, vou concordar com o Eduardo”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Morre professor de Educação Física de Campos, Jorge Walace

    Conhecido como Jorginho, ele foi treinador da equipe de basquete do Automóvel Clube Fluminense, onde conquistou títulos e formou atletas

    Homem é assassinado a tiros em Campos

    O corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira (18) na região de Guarus; Campos registrou dois homicídios no dia

    Confusão termina com homem atropelado em frente a hamburgueria de Campos

    Vídeos que circulam nas redes sociais flagraram o exato momento do atropelamento registrado na noite desse domingo (17)