"Truman" no Cineclube Goitacá
Jhonattan Reis 02/10/2018 18:41 - Atualizado em 04/10/2018 14:05
Divulgação
“É um filme muito tocante e que causa reflexões”. O comentário é do psicanalista e ator Luiz Fernando Sardinha, que fala sobre a comédia dramática “Truman” (2015), do diretor Cesc Gay, que será apresentada nesta quarta-feira (3) à noite no Cineclube Goitacá. Sardinha apresentará a obra a partir das 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado na esquina da rua Conselheiro Otaviano com a rua Treze de Maio, no Centro de Campos. A entrada é gratuita.
Na trama, dois amigos de infância, Julian (Ricardo Darín) e Thomas (Javier Cámara), se encontram depois de muitos anos. Thomas está fazendo uma visita surpresa a Julian, um ator argentino radicado em Madrid, que lutava contra um câncer e recebe a notícia de que a doença se espalhou por todo o corpo. Sem perspectiva de cura, ele decide interromper o tratamento e aguardar pela morte.
Após a chegada de Thomas, que mora no Canadá, eles lembram dos velhos tempos e grande amizade que se manteve com os anos. Em meio a isso, Thomas tenta convencer o amigo a continuar lutando contra a doença. Porém, sem muita abertura, ele acaba convencido a aproveitar o curto tempo que eles têm juntos para matar a saudade e também se despedir.
Luiz Fernando Sardinha explicou que, como costuma fazer em suas apresentações, escolheu um filme que leve aos cineclubistas mensagens importantes e reflexões.
— Gosto de exibir obras que tenham destaque nesse sentido. Sempre há ótimos debates depois das sessões. “Truman” é um filme muito interessante, embora trate de um assunto que assusta a muitos, que é a morte. O longa-metragem com certeza proporcionará bastante conversa entre o público, por abordar um assunto tão sério — disse.
A crítica destaca a direção de Cesc Gay e a atuação de Ricardo Darín. O ator e o diretor já haviam trabalhado juntos em “O Que os Homens Falam” (“Una Pistola en Cada Mano”, 2014). Sardinha concorda, ressaltando os trabalhos de Gay e, principalmente, de Darín.
— O filme é muito bem feito. E Darín tem uma atuação primorosa — comentou.
O apresentador da noite ainda falou sobre os momentos de humor no filme.
— É uma ótima comédia dramática. Apesar de o assunto ser trágico, uma pessoa com uma doença terminal, há cenas cômicas e muito bem feitas. É um filme bem interessante também nesse sentido.
Sardinha explicou que Truman, na realidade, é o nome do cachorro de Julian.
— Em meio a toda a problemática da doença, o personagem de Ricardo Darín tenta encontrar um lar para Truman, seu cachorro, que já está velho, mas de quem ele gosta muito. Ele tenta várias coisas, inclusive anunciar o cão no jornal, deixando, depois, o animal com uma família por uma semana para verificar se ele se adaptaria. E Julian não deixaria Truman em qualquer lugar, já que é um cara que mora apenas com o cachorro, pois é separado da mulher e o filho está fazendo faculdade na Holanda. Daí também parte o carinho pelo cachorro, importante a ponto de dar nome ao filme.
“Emocionante” foi uma palavra usada para descrever várias cenas da obra.
— Tem muitas cenas fortes e muito bem feitas. Entre elas está o encontro dele com o filho. O filme, inclusive, tem uma naturalidade muito grande.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Família busca mulher desaparecida no Capão, em Campos

    Informações sobre Monique Peixoto, de 36 anos, podem ser enviadas para 22997206442

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Lula veta projeto que classifica o Norte e Noroeste Fluminense como semiárido

    Políticos e entidades das regiões reagem ao veto do presidente, já ambientalistas acreditam que há outras possibilidades

    Eduardo Paes visita Campos sem Wladimir

    Segundo o prefeito do Rio, ele veio à ExpoAgro a convite do prefeito de Campos, que foi se encontrar com Cláudio Castro e prefeitos da região em Santo Antônio de Pádua