Pezão visita obras da Ponte da Integração, entre SJB e SFI
Victor de Azevedo 24/09/2018 22:37 - Atualizado em 28/09/2018 17:39
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), visita nesta terça-feira, a partir das 11h, as obras da ponte da Integração, que vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Esta é a primeira vez que Pezão vai ao local desde o reinício das obras no dia 8 de junho. Na ocasião, o governador ressaltou que acompanharia o andamento da construção de 20 em 20 dias e prometeu entregá-la até o final do ano, quando encerra o seu mandato.
Atualmente, 40 homens atuam no canteiro da obra que está em fase avançada. Na última visita da Folha ao local, em agosto, cerca de 70% da construção estava concluída, segundo o diretor-engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ), Ivan do Amaral. “Aguardamos a visita nesta terça-feira do governador para que ele possa conferir de perto o avanço da obra. Estamos lutando para entregá-la no prazo, apesar dos imprevistos. O trabalho segue intenso para conclusão”, ressaltou Ivan do Amaral.
Em junho, no ato que marcou o retorno dos trabalhos, Pezão afirmou que a entrega da ponte é uma das prioridades do governo e prometeu a finalização antes mesmo de dezembro. “Eu estou com uma perspectiva otimista, quero entregar antes de dezembro. Nós reservamos recursos para isso, foi uma luta muito grande pra adesão a recuperação fiscal, onde diversas pessoas trabalharam e me ajudaram. Isso aqui não caiu de graça, foi fruto de muito esforço”, ressaltou na época.
As obras foram retomadas após reuniões envolvendo o Pezão e as prefeitas de São João da Barra, Carla Machado (PP) e de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos (PSB). A construção da ponte foi iniciada em junho de 2014 e está orçada em R$ 105,7 milhões. A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco.
A ponte encurtará em 80 quilômetros a distância entre a sede dos dois municípios. Sem a ponte, maneira mais rápida para o deslocamento entre essas duas cidades é a viagem de barco, pelo rio Paraíba do Sul, que dura em média 40 minutos. Pelo lado de São João da Barra, a estrutura está compreendida entre a intersecção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco de Itabapoana.
João Menezes é comerciante e morador de São João da Barra. Ele espera por muito tempo pela construção da ponte e já não acreditava mais na finalização da obra. “Para mim e pra muita gente, ia virar lenda. Espero que fique pronta logo, a população não aguenta mais esperar por esta ponte. Eu até pensei que não estaria vivo para vê-la pronta. São anos e anos de enganação. Espero que agora terminem e finalmente, ela saia do papel”, desabafou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio